Top! Film Noir (Especial Anthony Mann)

O Especial vai passando do seu primeiro terço e, entrando na década de 50, Anthony Mann encerra sua contribuição para um dos principais capítulos do cinema clássico americano. A quem não conhece tanto do diretor, vale dizer que sua obra no film noir não é de modo algum menos importante que sua fase no western. Portanto, pra oficializar essa virada de página, nada melhor que um bom e velho top de gênero.

Luis Henrique Boaventura

01. No Silêncio da Noite (Nicholas Ray)
02. A Sombra da Guilhotina (Anthony Mann)
03. Fuga do Passado (Jacques Tourneur)
04. Almas Perversas (Fritz Lang)
05. A Marca da Maldade (Orson Welles)
06. À Beira do Abismo (Howard Hawks)
07. O Segredo das Jóias (John Huston)
08. O Quimono Escarlate (Samuel Fuller)
09. Na Teia do Destino (Max Ophüls)
10. Os Assassinos (Robert Siodmak)

Daniel Dalpizzolo

01. No Silêncio da Noite (Nicholas Ray)
02. A Marca da Maldade (Orson Welles)
03. A Morte Num Beijo (Robert Aldrich)
04. A Lei dos Marginais (Samuel Fuller)
05. No Silêncio de uma Cidade (Fritz Lang)
06. O Império do Crime (Joseph H. Lewis)
07. À Beira do Abismo (Howard Hawks)
08. A Força do Mal (Abraham Polonsky)
09. Fuga do Passado (Jacques Tourneur)
10. Pecado Sem Mácula (Anthony Mann)

Ranieri Brandão

01. Fuga do Passado (Jacques Tourneur)
02. A Morte num Beijo (Robert Aldrich)
03. A Marca da Maldade (Orson Welles)
04. Almas Perversas (Fritz Lang)
05. O Grande Golpe (Stanley Kubrick)
06. À Beira do Abismo (Howard Hawks)
07. Cinzas que Queimam (Nicholas Ray)
08. Baixeza (Robert Siodmak)
09. Entre Dois Fogos (Anthony Mann)
10. Anjo do Mal (Samuel Fuller) / Sombras do Mal (Jules Dassin)

Fernando Mendonça

01. Almas Perversas (Fritz Lang)
02. A Dama de Shangai (Orson Welles)
03. Chinatown (Roman Polanski)
04. O Terceiro Homem (Carol Reed)
05. O Homem Errado (Alfred Hitchcock)
06. Pacto de Sangue (Billy Wilder)
07. Moeda Falsa (Anthony Mann)
08. Amarga Esperança (Nicholas Ray)
09. Baixeza (Robert Siodmak)
10. O Destino Bate à Sua Porta (Bob Rafelson)

Vlademir Lazo Corrêa

01. A Marca da Maldade (Orson Welles)
02. A Morte num Beijo (Robert Aldrich)
03. No Silêncio da Noite (Nicholas Ray)
04. Almas Perversas (Fritz Lang)
05. Laura (Otto Preminger)
06. O Império do Crime (Joseph H. Lewis)
07. Raw Deal (Anthony Mann)
08. Curva do Destino (Edgar G. Ulmer)
09. Pick up on South Street (Samuel Fuller)
10. O Mundo Odeia-me (Ida Lupino)

114 Comentários

Arquivado em Tops e listas

114 Respostas para “Top! Film Noir (Especial Anthony Mann)

  1. maicon

    um top! (/dentões)

    calculadora na mão e …hum…não, farei diferente dessa vez….

  2. Interessante o Ranieri e o Vlademir lembrar de Anjo do Mal. Dos poucos que vi do Fuller – Shock Corridor; White Dog; The Naked Kiss; e esse – é o meu favorito.
    E esse filme dificilmente é lembrado.

    E brevemente estarei vendo A Sombra da Guilhotina e Pecado Sem Mácula do Mann.

  3. Daniel Dalpizzolo

    Mencionar Otto Preminger (Laura, Passos na Noite, Angel Face) é uma obrigação. Não entrou por detalhe na minha, e infelizmente, diga-se de passagem.

  4. Ranieri Brandão

    De última hora consegui lembrar também de Sombras do Mal/ Night and the City, do Dassin, também com o Richard Widmark.. É um filmaço!

    Poxa, esqueci do Preminger. Colocaria Laura, também. E mais um outro…

  5. Daniel Dalpizzolo

    Pra mim, Sombras do Mal é o melhor filme de Dassin.

    Sobre Laura, também deveria estar no meu. Mas enfim, burrice é um troço incômodo.

  6. Caramba, ninguém citou Preminger mesmo. E olha que eu deixei o Aldrich de fora exatamente porque já tinha aparecido em três listas, devia ter usado o mesmo critério e cortado o Siodmak.

  7. Muito bom o post, creio que vi a maior parte desses filmes e os que faltam tratarei de ver logo. Agora é um absurdo (hehe) que O Terceiro Homem só esteja em um mísero top, já que este não é apenas um dos maiores noirs já feitos, como também é um dos melhores filmes de todos os tempos em todos os gêneros. E Crepúsculo dos Deuses pode ser considerado um noir, não? Se for, bom, deveria estar em primeiro em todos os tops.

  8. Falcão Maltês incrivelmente esquecido.

  9. Falcão Maltês é maravilhoso e tudo, mas se é pra citar Huston, Asphalt Jungle é muito mais filme.

    “já que este não é apenas um dos maiores noirs já feitos, como também é um dos melhores filmes de todos os tempos em todos os gêneros.”

    Aplico isto aí a cada um dos dez que eu citei, hehe. Considero Crepúsculo noir sim. Não entra.

  10. Ranieri Brandão

    Droga! Esqueci de O Terceiro Homem! Só aquela cena da Alida Valli vindo em direção à câmera perspectivada por aquele monte de árvores, já no final… Caramba!

  11. Falcão Maltês é maravilhoso e tudo, mas se é pra citar Huston, Asphalt Jungle é muito mais filme.[2]

    O Crepúsculo dos Deuses eu também esqueci, certamente entraria na minha lista. Já O Terceiro Homem é ótimo, mas gosto bem mais dos dez que escolhi.

  12. Maicon

    Se eu entendi bem ( e isso vem acontecendo cada vez mais raramente nesse blog :/), os TOP’s não representam necessariamente apenas uma lista de preferência hierárquica dos filmes de cada editor, visto que os diretores nunca se repetem, e há comentários que deixam escapar uma preocupação estética ou de homenagem.

    e, sim, isso não é da minha conta :P

    Meu TOP Noir.

    01. No Silêncio da Noite (Nicholas Ray)
    02. Almas Perversas (Fritz Lang)
    03. Fuga do Passado (Jacques Tourneur)
    04. A Marca da Maldade (Orson Welles)
    05. A Morte Num Beijo (Robert Aldrich)

    e, sim de novo, ainda não vi nenhum, mas fica pra uma futura lista (já que falar em prazos ficou meio difícil com tantos filmes pra se ver)

    e duas primeiras posições iguais, isso sim é uma raridade ( ainda é um rascunho de estudo, mas desconfio que o perfil crítico do Luis seja uma versão Light da “escola Dalpizzolo”, mas , só vai dar pra aprofundar isso com o passar das críticas e posts [e uma coluna na tabela ajudaria, mas não vai rolar pelo jeito…])

    e, sim pela terceira vez, também não é da minha conta ficar traçando padrões em indíviduos (mas é noite de sexta e não vou sair…na falta de algo melhor pra fazer)

    (influências do multiplot: escrever com muitos parênteses, e eles já surgem até dominado frases inteiras e soltas[e eu não deveria comentar aqui depois de beber {não sair não significa, não relaxar…}])

    usei as chaves, o que vem depois?

  13. Maicon…
    Calcula menos, e sinta mais. Cinema não é ciência exata meu filho!!!!!
    Não faz um TOP do que você não viu baseado no que os outros acham!!!!!!!!!
    E os TOPs são até onde eu sei desde sempre uma preferência hierárquica de cada editor, e os diretores se repetem aos montes. O fato de não se repetirem nas posições é do gosto, e até alguns se repetem.
    TOP é gosto, preferência, humor do dia, o que seja…
    E o Luis vai adorar saber que é uma versão light da Escola Dalpizzolo hehehe

    Ah, antes que eu esqueça: esse Maicon é uma figuraça :)

  14. Putz, com essa do Maicon eu não saio mais de casa, haha, que coisa. No Silêncio da Noite é apenas meu filme favorito, não tem como estar em outro lugar.

    O lance de os diretores não se repetirem foi espontâneo, mas também é meio bom senso, e tem a ver com a hierarquia. É importante (caso contrário seria uma lista, sem números), mas a distância de um top 5 pra um top 25 é praticamente tão irrelevante que a gente passa a buscar outros critérios, tipo citar um outro diretor ao invés de um outro filme de um mesmo diretor (já que a diferença é ridícula ou inexiste)

  15. Tudo bem, galera. Agora vejam esta cena só mais uma vez e repensem sobre as listinhas, hehe:

  16. caiolefou

    Nando, valeu por lembrar do filme do Rafelson. É no mínimo top 3 do gênero pra mim.

    E foi feio mesmo deixar Crepúsculo dos Deuses de fora, mas foi lindo citarem Out of the Past tantas vezes.

  17. Caramba, que debate legal! Vamos ver se eu acompanho…

    Sobre “Crepúsculo dos Deuses” acho que é um dos melhores filmes que existem e meu favorito do Wilder, mas apesar de ‘saber’ que ele é noir não o ‘sinto’ com tanta força nesse sentido. “Pacto de Sangue” tem muito mais impacto no gênero.

    Sobre “O Terceiro Homem”, haha, me serviu pra saber que meu top é mísero… (Ranieri, não acredito que você esqueceu!!! Estranhei muito quando vi sua lista)

    Sobre “No Silêncio da Noite”… @!#!*#¨!¨%@!%#@&@! Um Ray que ainda não vi e já estou sentindo o remorso de imaginar que ele deveria estar entre meus primeiros colocados. (já estou com o DVD aqui passando na frente dos ‘filmes pendentes’)

    Sobre Preminger, outra dívida, não vi quase nada…

    Sobre “O Falcão Maltês” achei o máximo que ele tenha sido ‘esquecido’ por todos. Um filme importantemente óbvio, além de também preferir “O Segredo das Jóias”.

    Aê, os comentários do Maicon como sempre… (rapaz, continue comentando, mas cria vergonha e vai ver filme! rsrsrs) Bem, eu não faço meu top com base no que os outros citaram não, de jeito nenhum. Mas isso de não repetir diretor dentro da lista é critério sim, seria injusto com tanta gente boa.

    E claro Caio, acho esse Rafelson devastador. Não tinha como deixar de fora!

  18. Ranieri Brandão

    Poxa, Nando! Vc sabe q eu sou um zero pra fazer tops!, né? Tô aprendendo na marra com o pessoal do MP!. hahahaha Pra vc ver, eu peguei uma revista com uns filmes noir para lembrar de alguns. Ainda assim esqueci do filme do Reed.

  19. Rafael

    1. O Mensageiro do Diabo
    2. A Marca da Maldade
    3. No Silêncio de Uma Cidade
    4. No Silêncio da Noite
    5. O Beijo Amargo
    6. A Morte Num Beijo
    7. Laura
    8. O Terceiro Homem
    9. A Dama de Shanghai
    10. Rififi

  20. Ranieri Brandão

    Rififi foi outro q esqueci…

  21. Ranieri Brandão

    Acho q eu colocaria Rififi sim, na lista, Luis. Aquela cena do assalto sem diálogos eu acho demais. Entraria fácil no lugar O Grande Golpe, do Kubrick. Quero rever.

  22. A propósito, o que é de verdade filme noir?

    Na internet fala que é filme preto-e-branco policial. Mas ai falam que Sunset Boulevard é noir, e pra mim esse filme num é policial. Falam que Chinatown também é noir, e esse colorido.

    Tô realmente em dúvida. alguém poderia me responder, né?

  23. É mais complicado do que isso se você agrupar todas aquelas características e requisitos que o pessoal considera no período de 40 a 58. Tem a identidade visual, expressionismo alemão / iluminação low-key (no noir, sombra >>> luz), por isso que “film noir” mesmo é só em p&b. Chinatown é neo-noir, expoente da nova Hollywood.

    Pra mim o noir depende – além da estética – principalmente de um clima de pessimismo + amoralidade + ambiguidade, ser um filme policial ou não é apenas uma das diversas condições pra que essa atmosfera de marginalidade e destrutivismo se instaure.

  24. caiolefou

    investigação + trama de assassinato

    Blow-up pra mim é noir, hehe.

  25. Bah, acho que metade dos noirs não tem isso, Caio.

  26. djonata

    tem muito a ver com o romantismo, eu como não sou tão romantico assim, considero, por exemplo, chinatown um noir genuíno, assim como dália negra. mas é complicado classificar assim, apontado especificidades, é tipo o western, uns classificam por período, outros por elementos yada yada.

  27. Maicon

    e “Top! film Noir” alcança a segunda posição em posts mais comentados, ainda não ganha de “Magnolia”, mas tem potencial.

    Pra uma turma que gosta tanto de elaborar Rankings acho difícil acreditar que as primeiras posições sejam assim tão equivalentes que necessitem de critérios secundários. E os filmes podem não ser uma ciência exata , mas as notas estão ai, por mais que expressem uma opinião pessoal é uma tentativa de organização, e muito mais plausível do que preterir uma obra em função de um diretor!

    Mas o tema agora é “defina o noir” e não quero tumultuar, veio tarde, mas é uma aula interessantíssima!

  28. Blow-up noir?

    Falou sério Caio?

  29. Blow-up não é noir nem fodendo – e acho que neste caso nem tem muito o que defender, sinceramente. Pra mim, noir é estética (o expressionismo alemão e tal, apesar de ter o “novo noir”, como Chinatown) e principalmente um filme com personagens meio decadentes, amorais, sujos, misteriosos. Por isso, considero Crepúsculo dos Deuses, por exemplo, um noir.

  30. caiolefou

    Eu só quis acrescentar algo ao que o Luiz falou, mas a maioria dos que vi são assim. Você pega os Coen, Gosto de Sangue/O Homem Que Não Estava Lá é noir etc.

    Absolutamente que Blow-up não é, vocês são os entendidos, desculpa.

  31. Tem vários noirs sobre assaltos, por exemplo. Aí têm p&b com grandes contrastes, foto expressionista, amoralidades e corrupção e etc, mas não são noirs enquanto Blow Up é pq tem um assassinato?

  32. Eu acho até que sou bem romântico e preciosista, mas o neo-noir, como está dito no nome, é noir, por isso incluo Polanski e Rafelson na minha lista. Assim como noir não quer dizer apenas ‘assassinato’ ou ‘intriga policial’ também não consigo limitá-lo ao ‘P&B’…

  33. Caio

    Não é porque tem, não é apenas “gênero noir”, mas é um elemento, um complemento/recheio.

    O Rafelson é dos maiores gênios do cinema!! Incrível como não conta só a história, joga toda aquela carga emocional peculiar de seus filmes anteriores e torna tudo algo muito abrangente.

  34. Daniel Dalpizzolo

    Engraçado é conhecer o Rafelson através do livro do Biskind e descobrir que ele é o maior filho da puta egocentrico maconheiro aproveitador e comedor de menininhas indefesas e mulheres de amigos que existiu em Hollywood, hahaha.

  35. caiolefou

    Mais fã ainda agora. Tô vendo que vou te que ler essa porra…

  36. Djonata Ramos

    Rafelson: subestimado ontem, superestimado hoje.

  37. “nando – segunda-feira, abril 12, 2010 às 9:35 am · Editar

    Eu acho até que sou bem romântico e preciosista, mas o neo-noir, como está dito no nome, é noir, por isso incluo Polanski e Rafelson na minha lista. Assim como noir não quer dizer apenas ‘assassinato’ ou ‘intriga policial’ também não consigo limitá-lo ao ‘P&B’…”

    No caso do Nando citar Chinatown eu ainda acho ok porque é cinema americano, é linguagem de cinema americano. Nesse caso Rififi estaria até mais longe de entrar que o Polanski. A sequência do assalto no filme do Dassin é chave pro cinema do Jean-Pierre Melville, que aí sim, dedicou a carreira a moldar um neo-noir genuíno.

    (mas não estou contestando o Nando e o Ranieri, só comentando)

  38. Ranieri Brandão

    Eu acho que definir o “noir” é bem difícil no sentido de q, creio, ele não me parece partir sempre de uma recorrência temática q faz o filme ser ou não “noir”. No meu caso, o “noir” vem de alguma recorrência técnica – a luz, como já disseram aí -, mas sobretudo de um clima, de uma atmosfera muito evidente (às vezes mais importante até do q o roteiro das reviravoltas, dos personagens ambíguos, etc.) q absorve tudo e dá ao filme esse mundo perdido/maldito/particular entre o escuro e a luminosidade. Daí, talvez, o rapaz ter dito q o filme do Antonioni é “noir”. Eu não sei… hehe

    Poxa, outro q esqueci de colocar no top! foi o Melville – acho O Samurai fantástico, assim como Técnicas de um Delator. E sim: acho meio limitador separar “noir” e “neo noir”. Talvez isso só funcione mesmo em termos de organização, em termos de conhecimento dos realizadores da segunda metade do século passado daquilo q estavam fazendo, um “noir consciente de ser noir”.

  39. Ranieri, acho que você está precisando de alguma vitamina pra memória…

  40. Ranieri Brandão

    É verdade, é verdade…

  41. mrl-x

    Lista de Diretores – Film Noir:

    [ em ordem alfabética – primeiro nome ]:

    ________________________

    Andrew L. Stone
    1958 Grito de Terror/Terror na Noite (Cry Terror!)
    1955 The Night Holds Terror
    1953 Um Plano Sinistro (A Blueprint For Murder)
    1950 Highway 301

    4 filmes

    Andrew V. McLaglen
    1956 Domínio dos Homens Sem Lei (Man in the Vault)

    1 filme

    Anatole Litvak
    1948 A Vida Por Um Fio (Sorry, Wrong Number)
    1947 Noite Eterna (The Long Night)
    1941 Uma Canção Para Você (Blues in the Night)
    1941 Quando a Noite Cai (Out to the Fog)

    4 filmes

    Anthony Mann
    1950 Pecado Sem Mácula (Side Street)
    1949 Mercado Humano (Border Incident)
    1949 A Sombra da Guilhotina (Reign of Terror)
    1948 Entre Dois Fogos (Raw Deal)
    1947 Moeda Falsa (T-Men)
    1947 Railroaded
    1947 Desesperado (Desperate)
    1946 Strange Impersonation
    1945 O Grande Flamarion (The Great Flamarion)

    10 filmes

    1949 O Estrangulador Misterioso (Follow me Quietly) não creditado
    1948 O demônio da Noite (He Walked by Night) não creditado

    1952 Macao Não creditado
    1951 A Estrada dos Homens Sem Lei (The Racket) Não creditado

    Arthur Ripley
    1946 A Senda do Temor (The Chase, 1946)

    1 filme

    Billy Wilder
    1951 A Montanha dos Sete Abutres (Ace in the Hole)
    1950 Crepúsculo dos deuses (Sunset Blvd.)
    1944 Pacto de Sangue (Double Indemnity)

    3 filmes

    Boris Ingster
    1950 Southside 1-1000
    1940 O Homem dos Olhos Esbugalhados (Stranger on the Third Floor)

    2 filmes

    Budd Boetticher
    1956 O Assassino Anda Solto (The Killer is Loose)
    1948 Behind Locked Doors
    1948 Assigned to Danger
    1945 Crime nas Brumas (Escape in the Fog)

    4 filmes

  42. mrl-x

    Carol Reed
    1949 O Terceiro Homem (The Third Man)
    1947 O Condenado (Odd Man Out)

    2 filmes

    Charles Laughton
    1955 O Mensageiro do diabo (The Night of the Hunter)

    1 filme

    Curtis Bernhardt
    1947 Muro de Trevas (High Well)
    1947 Fogueira de Paixão (Possessed)
    1945 Conflitos d’Alma (Conflict)

    3 filmes

    Don Siegel
    1958 O Sádico Selvagem (The Lineup)
    1957 Assassino Público Número Um (Baby Face Nelson)
    1954 Dinheiro Maldito (Private Hell 36)
    1949 O Cais da Maldição (The Big Steal)
    1946 Justiça Tardia (The Verdict)

    5 filmes

    Edgar G. Ulmer
    Curva do Destino (Detour)

    1 filme

    Edward Dmytryk
    1952 Volúpia de Matar (The Sniper)
    1949 Mórbido Suspeito (Obsession)
    1947 Rancor (Crossfire)
    1945 Acossado (Cornered)
    1944 Até a Vista, Querida (Murder, My Sweet)

    5 filmes

    Edwin L. Marin
    1948 Race Street
    1947 Intrigue
    1946 Noturno (Nocturne)
    1945 Johnny Angel (Johnny Angel)

    4 filmes

    todos com o ator George Raft como protagonista

    Elia Kazan
    1950 Pânico nas Ruas (Panic in the Streets)
    1947 O Justiceiro (Boomerang!)

    2 filmes

    Frank Tuttle
    1956 Um Grito na Escuridão (A Cry in the Night)
    1955 Horas Sombrias (Hell on Frisco Bay)
    1946 Delírio (Suspense)
    1942 Alma Torturada (This Gun For Hire)

    4 filmes

    Fritz Lang
    1956 Suplício de Uma Alma (Beyond a Reasonable Doubt)
    1956 No Silêncio de Uma Cidade (While the City Sleeps)
    1954 Desejo Humano (Human Desire)
    1953 Os Corruptos (The Big Heat)
    1953 A Gardênia Azul (The Blue Gardenia)
    1952 Só a Mulher Peca (Clash by Night)
    1950 Maldição (House by the River)
    1948 O Segredo Atrás da Porta (Secret Beyond the Door…)
    1945 Almas Perversas (The Scarlett Street)
    1944 Um Retrato de Mulher (The Woman in the Window)
    1944 Quando Desceram as Trevas (Ministry of Fear)
    1937 Vive-se Só Uma Vez (You Only Live Once)*
    1936 Fúria (Fury)*
    1931 M, O Vampiro de Düsseldorf (M)*

    14 filmes

  43. mrl-x

    Proposta ‘noire’

    Com a realização deste último Especial, sobre o Anthony Mann, e em conjunto com este Top ‘Film Noir’, penso que o próximo poderia ser, sem sombra de dúvida, sobre o este mesmo tema.

    O que vocês acham?

    [Lembro que o dossiê do ‘makingoff’, sobre ‘Film Noir’, não conta já que nem todos tem acesso]
    _______

    Fiz um balanço dos filmes postados no ‘Mulitplot’ e vi que junto com o Blog Cine-Cafe e com outros textos oriundos de outros blogs pessoais/particulares, vocês já teceram comentários sobre cerca de 38 (trinta e oito) ‘film noir’ [vide listagem com links ao final deste comentário].

    Assim juntando com outros filmes que vocês lançariam quando do Especial, [já que somado com estes comentados] chegaria perto de cerca de 70 a 90 filmes analisados.

    E aí, gostaram da proposta?

  44. mrl-x

    Tomei a liberdade de fazer uma lista, bem selecionada, dos ainda não postados neste Blog que poderiam fazer parte deste Especial ‘Film Noir’:

    [nome do filme – em ordem cronológica]:

    Dentro da Noite (They Drive by Night, 1940)

    Relíquia Macabra (The Maltese Falcon, 1941)

    Até a Vista Querida (Murder My Sweet, 1944)
    Pacto de Sangue (Double Indemnity, 1944)

    À Beira do Abismo (The Big Sleep, 1946)
    Os Assassinos (The Killers, 1946)
    Uma Aventura na Noite (Somewhere in the Night, 1946)
    A Dália Azul (The Blue Dahlia, 1946)
    A Dama do Lago (Lady in the Lake, 1946)
    O Destino Bate à Sua Porta (The Postman Always Rings Twice, 1946)
    Envolto nas Sombras (The Dark Corner, 1946)
    Espelhos d’Alma (The Dark Mirror, 1946)
    O Estrangeiro (The Stranger, 1946)
    Gilda (Gilda, 1946)

    O Justiceiro (Boomerang!, 1947)
    O Beijo da Morte (Kiss of Death, 1947)
    Brutalidade (Brute Force, 1947)
    Corpo e Alma (Body and Soul, 1947)

    Cidade Nua (Naked City, 1948)
    A Dama de Shanghai (The Lady from Shanghai, 1948)
    Força do Mal (Force of Evil, 1948)
    Paixões em Fúria (Key Largo, 1948)
    O Relógio Verde (The Big Clock, 1948)

    Fúria Sanguinária (White Heat, 1949)
    Mercado de Ladrões (Thieves Highway, 1949)
    Mortalmente Perigosa (Gun Crazy, também conhecido como Deadly Is the Female, 1949)

    Cidade Negra (Dark City, 1950)
    Com as Horas Contadas (D.O.A. , 1950)
    Crepúsculo dos Deuses (Sunset Boulevard, 1950)
    [muito embora o Ranieri Brandão tenha um texto no seu blog/post ‘Billy’, datado de 20/06/2007:
    [ http://ocinemaeapessoa2.wordpress.com/2007/06/20/billy/ ]

    Pânico nas Ruas (Panic in the Streets, 1950)
    Passos na Noite (Where the Sidewalk Ends, 1950)
    Quando a Noite Desce (The Sleeping City, 1950)
    Sombras do Mal (Night and the City, 1950)

    Cinzas que Queimam (On Dangerous Ground, 1952)

    Alma em Pânico (Angel Face, 1953)
    A Cidade que não Dorme (The City that Never Sleeps, 1953)
    A Gardênia Azul (The Blue Gardenia, 1953)

    Cidade Tenebrosa (Crime Wave, 1954)
    Desejo Humano (Human Desire, 1954)

    Um Beijo Antes de Morrer (A Kiss Before Dying, 1956)
    No Silêncio de uma Cidade (While the City Sleeps, 1956)
    Suplício de uma Alma (Beyond a Reasonable Doubt, 1956)

    Aquele que Deve Morrer (Celui qui Doit Mourir, 1957) – [do Jules Dassin]
    A Maleta Fatídica (Nightfall, 1957)

    A Marca da Maldade (Touch of Evil, 1958)

    Homens em Fúria (Odds Against Tomorrow, 1959)

  45. mrl-x

    Listagem dos filmes já postados com seus respectivos links:

    [número – titulo – diretor – ano – autor do post]

    1Almas Perversas (Fritz Lang, 1945) – Daniel Dalpizzolo
    https://multiplot.wordpress.com/2008/05/15/almas-perversas-fritz-lang-1945/
    http://oanguloemmim.blogspot.com/2009/09/podem-confiar.html
    [blog do Fernando Mendonça]

    2Amarga Esperança (Nicholas Ray, 1948) – Bernardo Brum
    http://cinecafe.wordpress.com/2010/03/21/amarga-esperanca-nicholas-ray-1948/
    http://oanguloemmim.blogspot.com/2009/09/amarga-esperanca.html
    [blog do Fernando Mendonça]

  46. mrl-x

    3Anjo do Mal (Samuel Fuller, 1953) – Bernardo Brum http://cinecafe.wordpress.com/2010/04/24/anjo-do-mal-samuel-fuller-1953/
    Anjo do Mal (Pickup on South Street, 1953) /
    Suor, olhares, corpos, câmera: aproximação e consequências irremediáveis – Anjo do Mal, de Samuel Fuller/
    http://ocinemaeapessoa2.wordpress.com/2009/06/14/suor-olhares-corpos-camera-aproximacao-e-consequencias-irremediaveis/
    [blog do Ranieri Brandão]

    4Anjo ou Demônio? (Otto Preminger, 1946) – Daniel Dalpizzolo
    https://multiplot.wordpress.com/2008/05/12/anjo-ou-demonio-otto-preminger-1946/

  47. mrl-x

    5Baixeza (Criss Cross, 1948) /
    BAIXEZA / A ABSTRAÇÃO PELO NOIR
    http://oanguloemmim.blogspot.com/2009/09/baixeza-abstracao-pelo-noir.html
    [blog do Fernando Mendonça]

    6Corruptos, Os (Fritz Lang, 1953) – Daniel Dalpizzolo
    https://multiplot.wordpress.com/2008/05/15/163/

    7Curva do Destino (Edgar G. Ulmer, 1945) – Daniel Dalpizzol
    https://multiplot.wordpress.com/2008/05/15/curva-do-destino-edgar-g-ulmer-1945/

    8Demônio da Noite, O (Alfred L. Werker / Anthony Mann, 1948) – Luis Henrique Boaventura
    https://multiplot.wordpress.com/2010/04/05/o-demonio-da-noite-he-walked-by-night-alfred-l-werker-anthony-mann-1948/

  48. mrl-x

    9Dama Fantasma, A (Robert Siodmak, 1944) – Luis Henrique Boaventura
    https://multiplot.wordpress.com/2010/08/04/a-dama-fantasma-phantom-lady-robert-siodmak-1944/

    10Sonha, Meu Amor (Sleep, My Love, 1948) /
    http://www.filmologia.com.br/?page_id=722
    [texto do Ranieri Brandão na nova revista eletrônica de cinema [número )] junto com o Fernando Mendonça, de PE e o com o pessoal daqui de Maceió/AL]

    11Desesperado (Anthony Mann, 1947)- Daniel Dalpizzolo
    https://multiplot.wordpress.com/2010/04/01/desesperado-desperate-anthony-mann-1947/

    12Entre Dois Fogos (Anthony Mann, 1948) – Ranieri Brandão
    https://multiplot.wordpress.com/2010/04/04/entre-dois-fogos-raw-deal-%e2%80%93-anthony-mann-1948/

  49. mrl-x

    17Laura (Otto Preminger, 1944) – Daniel Dalpizzolo
    https://multiplot.wordpress.com/2008/05/12/laura-otto-preminger-1944/
    Laura (Otto Preminger, 1944) – Guilherme Bakunin ]
    http://cinecafe.wordpress.com/2009/12/09/laura-otto-preminger-1944/

    18Maldição (The House by the River, 1950)
    /http://oanguloemmim.blogspot.com/2010/01/o-mesmo-olhar.html
    [blog do Fernando Mendonça]

  50. mrl-x

    23Morte Num Beijo, A (Robert Aldrich, 1955) – Daniel Dalpizzolo
    https://multiplot.wordpress.com/2008/05/13/a-morte-num-beijo-robert-aldrich-1955/
    Morte num Beijo, A (Robert Aldrich, 1955) – Bernardo Brum
    http://cinecafe.wordpress.com/2010/06/22/a-morte-num-beijo-robert-aldrich-1955/

    24Morte Passou por Perto, A (Stanley Kubrick, 1955) – Daniel Dalpizzolo
    https://multiplot.wordpress.com/2008/07/06/a-morte-passou-por-perto-stanley-kubrick-1955-2/

  51. mrl-x

    25No Silêncio da Noite (Nicholas Ray, 1950) – Luis Henrique Boaventura
    https://multiplot.wordpress.com/2008/05/12/no-silencio-da-noite-nicholas-ray-1950/
    No Silêncio da Noite (Nicholas Ray, 1950) – Bernardo Brum
    http://cinecafe.wordpress.com/2009/10/24/no-silencio-da-noite-nicholas-ray-1950/

    26Pecado Sem Mácula (Anthony Mann, 1950) – Daniel Dalpizzolo
    https://multiplot.wordpress.com/2010/04/08/pecado-sem-macula-side-street-anthony-mann-1950/

  52. mrl-x

    29Um Retrato de Mulher (Woman on the Window, 1944) /
    NÃO CONFIEM DEMAIS…
    http://oanguloemmim.blogspot.com/2009/09/nao-confiem-demais.html
    [blog do Fernando Mendonça]

    30Rififi (Jules Dassin, 1955) – Luis Henrique Boaventura
    https://multiplot.wordpress.com/2008/08/05/rififi-jules-dassin-1955/

  53. mrl-x

    31O Segredo das Jóias (The Asphalt Jungle,1950) /
    http://analiseindiscreta.wordpress.com/?s=segredo+das+j%C3%B3ias
    [blog do Alexandre Macedo]

    32Seu Último Refúgio (Raoul Walsh, 1941) – Guilherme Bakunin
    http://cinecafe.wordpress.com/2010/04/18/seu-ultimo-refugio-raoul-walsh-1941/

  54. mrl-x

    36 O terceiro homem – (1949)
    EM PERMANENTE ESPERA
    http://oanguloemmim.blogspot.com/2009/07/em-permanente-espera.html
    [blog do Fernando Mendonça]

    37Punhos de Campeão) – 1949
    http://analiseindiscreta.wordpress.com/2010/05/27/punhos-de-campeao/
    [blog do Alexandre Macedo]

  55. mrl-x

    e os Filmes do Hitchcock:

    No Multiplot:
    Rebecca (Alfred Hitchcock, 1940) – Daniel Dalpizzolo
    Tortura do Silêncio, A (Alfred Hitchcock, 1953) – Adney Silva
    Homem Errado, O (Alfred Hitchcock, 1956) – Adney Silva
    Pacto Sinistro (Alfred Hitchcock, 1951) – Cassius Abreu

    No cine-cafe:
    Festim Diabólico (Alfred Hitchcock, 1948) – Luiz Carlos Freitas
    Intriga Internacional (Alfred Hitchcock, 1959) – Guilherme Bakunin

  56. mrl-x

    [do novo e belíssimo blog em homenagem ao Hitch’] criado pelo Alexandre Macedo:

    ‘O homem errado’:
    http://hitchcockiando.wordpress.com/2010/07/28/o-homem-errado-1956/
    [texto/crítica de Antonio Moniz Vianna, publicada no jornal Correio da Manhã, 1957]:

    e

    A tortura do silêncio:
    [texto do Alexandre Macedo]
    http://hitchcockiando.wordpress.com/2010/06/24/a-tortura-do-silencio-1953/

  57. mrl-x

    E aí, topam?

    abrx

    mrl-x

  58. mrl-x

    Curiosidade e Toque:

    50 MAIS VOTADOS NO IMDB – ‘FILM NOIR’:

    [ http://www.imdb.pt/chart/filmnoir ]

  59. mrl-x

    Os Melhores Títulos “Film-Noir”
    Classificação Cotação Título Votos
    1. 8,7 Crepúsculo dos Deuses (1950) 53.651
    2. 8,5 Pacto de Sangue (1944) 36.371
    3. 8,5 O Terceiro Homem (1949) 50.221
    4. 8,4 Relíquia Macabra (1941) 50.741
    5. 8,4 A Marca da Maldade (1958) 32.152
    6. 8,3 Pacto Sinistro (1951) 33.656
    7. 8,3 Interlúdio (1946) 30.930
    8. 8,3 À Beira do Abismo (1946) 28.542
    9. 8,2 A Montanha dos Sete Abutres (1951) 7.487
    10. 8,2 O Mensageiro do Diabo (1955) 25.265
    11. 8,2 O Grande Golpe (1956) 24.351
    12. 8,2 A Embriaguez do Sucesso (1957) 8.695
    13. 8,1 A Sombra de uma Dúvida (1943) 21.016
    14. 8,1 Du rififi chez les hommes (1955) 8.660
    15. 8,1 Laura (1944) 14.056
    16. 8,1 Fúria Sanguinária (1949) 10.103
    17. 8,1 Fuga do Passado (1947) 10.685
    18. 8,0 I Am a Fugitive from a Chain Gang (1932) 4.879
    19. 8,0 Paixões em Fúria (1948) 14.911
    20. 8,0 Sombras do Mal (1950) 3.227
    21. 8,0 No Silêncio da Noite (1950) 6.305
    22. 8,0 Os Corruptos (1953) 6.258
    23. 7,9 Anjo do Mal (1953) 3.985
    24. 7,9 Os Assassinos (1946) 5.705
    25. 7,9 O Segredo das Jóias (1950) 8.338
    26. 7,9 Anjos de Cara Suja (1938) 8.307
    27. 7,9 Corpo e Alma (1947) 1.655
    28. 7,9 A Casa Cercada (1947) 2.568
    29. 7,9 Scarface – A Vergonha de uma Nação (1932) 9.206
    30. 7,9 Fúria (1936) 3.972
    31. 7,9 Almas Perversas (1945) 3.554
    32. 7,8 Almas em Suplício (1945) 7.283
    33. 7,8 Nobreza de Campeão (1949) 3.039
    34. 7,8 Mortalmente Perigosa (1950) 3.112
    35. 7,8 De Frente Para o Perigo (1952) 2.230
    36. 7,8 Um Retrato de Mulher (1944) 3.219
    37. 7,8 Thieves’ Highway (1949) 1.548
    38. 7,8 A Dama de Shanghai (1947) 7.906
    39. 7,8 A Carta (1940) 3.826
    40. 7,7 Nightmare Alley (1947) 2.573
    41. 7,7 Nos Bastidores de Nova Iorque (1948) 3.191
    42. 7,7 The Big Clock (1948) 2.280
    43. 7,7 Gilda (1946) 8.809
    44. 7,7 O Castigo da Justiça (1950) 1.923
    45. 7,7 Brutalidade (1947) 2.247
    46. 7,7 Aluga-se Esta Arma (1942) 2.357
    47. 7,7 Quando Fala o Coração (1945) 14.485
    48. 7,7 Murder, My Sweet (1944) 3.762
    49. 7,7 Amar Foi Minha Ruína (1945) 2.961
    50. 7,6 Detective Story (1951) 2.042

  60. mrl-x

    Sendo que foram incluídos:

    4 do Hitch’:

    6. 8,3 Pacto Sinistro (1951) 33.656
    7. 8,3 Interlúdio (1946) 30.930
    13. 8,1 A Sombra de uma Dúvida (1943) 21.016
    47. 7,7 Quando Fala o Coração (1945) 14.485

    [e onde fica ‘ O homem errado’ e “A tortura do silêncio’?]

    __________________

    Estes 4 [que são na verdade filmes policiais pré-noir]:

    18. 8,0 I Am a Fugitive from a Chain Gang (1932) 4.879
    26. 7,9 Anjos de Cara Suja (1938) 8.307
    29. 7,9 Scarface – A Vergonha de uma Nação (1932) 9.206
    30. 7,9 Fúria (1936) 3.972

    ***

    E lembrando que os filmes [sobre o título do filme] que:

    28. 7,9 A Casa Cercada (1947) 2.568 –
    é ‘O Condenado’

    que
    41. 7,7 Nos Bastidores de Nova Iorque (1948) 3.191
    é ‘Cidade Nua’

    que
    42. 7,7 The Big Clock (1948) 2.280
    é ‘O Relógio Verde’

    que
    44. 7,7 O Castigo da Justiça (1950) 1.923
    é ‘Passos na Noite’

    e que
    46. 7,7 Aluga-se Esta Arma (1942) 2.357
    é ‘Alma Torturada’

  61. mrl-x

    E
    se não aceitarem a proposta, fico no aguardo, esperando por textos sobre alguns filmes que foram escolhidos no Top e que não tiveram ainda à luz neste blog:

    Vide filmes inseridos no top…

    pelo Luis Henrique Boaventura:

    05. A Marca da Maldade (Orson Welles)
    06. À Beira do Abismo (Howard Hawks)
    07. O Segredo das Jóias (John Huston) [saiu blog do Alexandre Macedo]
    08. O Quimono Escarlate (Samuel Fuller)
    09. Na Teia do Destino (Max Ophüls)
    10. Os Assassinos (Robert Siodmak)

    __________________________

    pelo Daniel Dalpizzolo:

    02. A Marca da Maldade (Orson Welles)
    04. A Lei dos Marginais (Samuel Fuller)
    05. No Silêncio de uma Cidade (Fritz Lang)
    07. À Beira do Abismo (Howard Hawks)
    08. A Força do Mal (Abraham Polonsky)

    __________________

    pelo Ranieri Brandão:

    03. A Marca da Maldade (Orson Welles)
    07. Cinzas que Queimam (Nicholas Ray)
    08. Baixeza (Robert Siodmak)
    10. Sombras do Mal (Jules Dassin)

    __________________

    pelo Fernando Mendonça:

    02. A Dama de Shangai (Orson Welles)
    04. O Terceiro Homem (Carol Reed)
    06. Pacto de Sangue (Billy Wilder)
    10. O Destino Bate à Sua Porta (Bob Rafelson)

    __________________

    e pelo Vlademir Lazo Corrêa:

    01. A Marca da Maldade (Orson Welles)
    07. Raw Deal (Anthony Mann)
    10. O Mundo Odeia-me (Ida Lupino)

    ***

    abrx

    namastê

    mrl-x

  62. mrl-x

    Correção:

    1. O Fernando Mendonça já tem um texto sobre “O Terceiro Homem” no seu blog:
    ‘O terceiro homem – (1949)/ EM PERMANENTE ESPERA
    http://oanguloemmim.blogspot.com/2009/07/em-permanente-espera.html

    2.”Baixeza”, um dos escolhidos pelo Ranieri, tem também um texto no blog do Fernando:

    Baixeza (Criss Cross, 1948) /BAIXEZA / A ABSTRAÇÃO PELO NOIR
    http://oanguloemmim.blogspot.com/2009/09/baixeza-abstracao-pelo-noir.html

    ***

    mrl-x

  63. mrl-x

    Desculpe aí, Caio[lefou]
    [ http://godvsgodard.wordpress.com/by-caio-le-fou/ ] do blog ‘GodxGodard’.

    O Caio tem um texto sobre um filme do
    Tourner:

    ‘Expresso Para Berlim (Jacques Tourneur, 1948)’:

    http://godvsgodard.wordpress.com/2010/05/09/expresso-para-berlim-jacques-tourneur-1948/

  64. Agradeço a sugestão mas, na verdade, estamos um tanto quanto dispersos no momento, de modo que um próximo especial vai demorar um pouco pra sair.

    O que não impede de continuarmos postando textos e screens de noirs sempre que der. Aos poucos vamos completando a lista.

  65. mrl-x

    Ok!

    …e eu vou continuar jogando aqui nos comentários uns toques sobre ‘film noir’.

    Valeu!

    mrl-x

  66. mrl-x

    Nova Correção:
    O Adney Silva tem texto dobre ‘Crepusculo dos Deuses’:
    https://multiplot.wordpress.com/2008/05/16/crepusculo-dos-deuses-sunset-boulevard-1950/

  67. mrl-x

    ….e o Fábio [Rockenbach] [leia-se ‘drframe’] tem 03 textos sobre:

    1. A beira do abismo:
    rihttp://drframe.blogspot.com/2008/09/beira-do-abismo.html

  68. mrl-x

    Bibliografia – film noir [selecionada]:

    Ballinger, Alexander e Graydon, Danny. The Rough Guide to Film Noir. London: Rough Guides, 200, 302 pp.

    Berrettini, Mark Louis. Signs of noir: contemporary film noir and social difference in the United States. University of Rochester, Dept. of English, 1999, 456 pp.

    BOGDANOVICH, Peter. Este é Orson Welles. São Paulo: Globo, 1995.

    BORDE, Raymond; Chaumeton, Etienne. Panorama del cine negro. Ediciones Losange, Buenos Aires, 1958. [original francês de 1955: Panorama Du Film Noir Américain ] A panorama of American film noir, 1941-1953 – traduzido por Paul Hammond, City Lights Books, 2002, 242 pp.

    Brion, Patrick, Le Film Noir: l’Âge d’Or du Film Criminel Américain d’Alfred Hitchcock à Nicholas Ray. Paris: Éditions de la Martinère, 1992.

    Cameron, Ian. The Movie book of film noir. Studio Vista, 1992, 288 pp.

    CARDOSO, Abílio Hernandez. Subjectividade, desejo e morte no filme noir americano. [artigo eletrônico] Disponível em:
    [ http://cinemaamericano.no.sapo.pt/ARTIGO/artigo%201.htm ]

    CLARENS, Carlos. Crimes Movies. Nova York: Editora Da Capo Press, 1997.

    Crowther, Bruce. Film noir: reflections in a dark mirror. Continuum, 1989, 192 pp.

  69. mrl-x

    MacCARTHUR, Colin. O filme policial. Editôra Livros Horizonte, 1990.

    Mann, William J., Bastidores de Hollywood: a influência exercida por gays e lésbicas no cinema 1910-1969; tradução: Celina Cavalcante Falck: revisão: Walter Corrêa. São Paulo: Editora Landscape, 2002.

    MANNONI, Laurent. A grande arte da luz e da sombra: arqueologia do cinema. São Paulo: Editora SENAC, 2003.

    MATTOS, Antônio Carlos Gomes de: O outro lado da noite: Filme Noir. Rio de Janeiro: Racco, 2001, 255 pp.
    ____________________________. A outra face de Hollywood: Filme B. Rio de Janeiro: Rocco, 2003, 185 pp.

    MAYER, Geoff Mayer, McDONNELL. Encyclopedia of film noir. Greenwood Publishing Group, 2007, 477 pp.

    MILES, Michael. ‘High Heels on Wet Pavement: Film Noir and the Femme Fatale’. [artigo eletrônico] Disponível em:
    [ http://www.moderntimes.com/palace/film_noir/index.html ]

    MOREIRA, Ivan. O Brilho Noir (parte I), in Cinemim # 46. Editora Brasil América, Rio de Janeiro, 1988.

    MULLER, Eddie.Dark city: the lost world of film noir. St. Martin’s Griffin, 1998, 206 pp.

    MULVEY, Laura. Prazer visual e cinema narrativo. In: XAVIER, Ismail (Org.). A Experiência do Cinema. São Paulo: Graal, 2003. 483 pp. p.437-453.

    NAZARIO, Luiz. As sombras móveis. Belo Horizonte: Editora da UFMG/midia@rte, 1999.

    NAZARIO, Luiz. O Expressionismo e o cinema. In: GUINSBURG, J. (Org.). O Expressionismo. São Paulo: Editora Perspectiva S.A., 2002.

    PALMER, R. Barton.Hollywood’s dark cinema: the American film noir. Twayne Publishers, 1994, 206 pp.

    PORFIRIO, Robert Gerald. The dark age of American film: a study of American film noir (1940-1960), Yale University, 1979.

  70. mrl-x

    ROBSON, Eddie. Film noir [Virgin film], Virgin, 2005, Universidade de Michigan, 304 pp.

    ROCHA, Danilo Fernandes. “o filme noir” [artigo eletrônico] Disponível em:
    [ http://www.germinaliteratura.com.br/2009/cinema_danilofernandesrocha_mar2009.htm ]

    SCHRADER, Paul. Notes on film noir. 2004, 11 pp.

    SELBY, Spencer. Dark city: the film noir.
    McFarland, 1997, Universidade de Michigan, 255 pp.

    SILVER, Alain and URSINI, James. Filme Noir READER. Limelight Editions, New York, 1998.
    [edição de 2005, com 343 pp]

    SPICER, Andrew. Inside film. Longman, 2002, 250 pp.

    SILVER, Alain and URSINI, James, WARD, Elizabeth. Film Noir. Overlook Press, The, 2010, 464 pp.

    SILVER, Alain and URSINI, James, WARD, Elizabeth. The Film Noir Encyclopedia. Duckworth Publishers, 2010, 480 pp.

    VEILLON, Olivier-Rene. O Cinema Americano dos Anos 50. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

    __________

    The Film Noir Bible: When White People Had the Blues, Lulu.com, 2004, 708 pp.

  71. mrl-x

    MONOGRAFIA – TESE:

    ****

    Capistrano, Luana Guedes Marques; Oliveira, Thaise Batista de. ‘Cinema Noir e Femme Fatale: elemento mítico e subversivo Analise do filme Pacto de Sangue, 1944’.
    Monografia apresentada à Universidade Tiradentes/SE, Aracaju, 2009, 115 pp.
    Link de acesso:
    [ http://br.monografias.com/trabalhos-pdf/cinema-noir-femme-pacto-sangue/cinema-noir-femme-pacto-sangue.pdf ]

    Gonçalves, Maurício Reinaldo. Cinema de Hollywood nos Anos 30: o American Way of Life e a Sociedade Brasileira.
    Dissertação de Mestrado apresentada à Escola de comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, São Paulo, 1996.

  72. mrl-x

    Gurbenikoff, Giselle. Imagem e Sedução.
    Texto apresentado para obtenção do título de Livre-Docência junto ao Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, 2000.

    Lira, Bertrand de Souza. Luz e Sombra: uma interpretação de suas significações imaginárias nas imagens do cinema expressionista alemão e cinema noir americano.
    Tese de Doutorado em Ciências Sociais, Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN, 2008, 326 fls.
    Link de acesso:
    [ http://ftp.ufrn.br/pub/biblioteca/ext/bdtd/BertrandSL.pdf ]

    MARTINI, Elisa Guimarães. A moral dos ressentidos no filme noir: um analise do filme a Dama de Shangai.
    Trabalho de conclusão de curso de Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007, 81 pp.
    Link de acesso:
    [ http://static.scribd.com/docs/2kldnfbj2g9en.pdf ]

  73. mrl-x

    Martins, André Reis. A luz no cinema.
    Tese de Mestrado. Dissertação apresentada ao Curso de Mestrado da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, 2004, 209 fls. [ em especial o capitulo 4: ‘A sombra noir’, fls. 116/138]
    Link de acesso:
    [ http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/1843/VPQZ-6Z9SME/1/dissertacao_andre_reis.pdf ]

    Pereira, Wagner Pinheiro, Guerra de Imagens: cinema e política nos governos de Adolf Hitler e Franklin Delano Roosevelt (1936-1945).
    Dissertação de Mestrado, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo,2003.

  74. mrl-x

    Pereira, Wagner Pinheiro, Guerra de Imagens: cinema e política nos governos de Adolf Hitler e Franklin Delano Roosevelt (1936-1945).
    Dissertação de Mestrado, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo,2003.

  75. mrl-x

    Fonte:
    [Comunidade: ‘À BEIRA DO ABISMO BOGART NOIR’ ]
    Tópico: ‘BIBLIOGRAFIA – FILM NOIR’

    [ http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=26298626&tid=5504437121721139232 ]

  76. Juro que nunca pensei ver meu blog linkado tantas vezes… rsrsrsrs Serviu até de avaliação quantitativa!

    mrl-x, fica o enigma: quem é você???

  77. mrl-x

    Fernando,

    primeiramente um abraço.

    Se você acha que foi muito linkado vc ainda não viu nada.

    Dê uma olhada aqui [acabei de linkar seu texto sobre Almas Perversas]:

    Comunidade ‘Film Noir – Brasil’:
    http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=1660283

    Comunidade ‘Wim Wenders’:
    http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=9306301

    http://www.orkut.com.br/CommMsgs?cmm=9306301&tid=5432469365514141728&kw=Nando&na=3&nid=9306301-5432469365514141728-0&nst=39

    Comunidade ‘Antonioni’:
    http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=23514

    Tópico:
    FILME – O MISTÉRIO DE OBERWALD [1980]
    … O MISTÉRIO DE OBERWALD

    http://www.orkut.com.br/CommMsgs?cmm=23514&tid=5504140567114252320&kw=fernando

    Tópico:
    FILME – BLOW UP [1966]

    … de Antonioni à obra de Hitchcock’ Por Fernando Mendonça
    http://www.orkut.com.br/CommMsgs?cmm=23514&tid=5425140935831420960&kw=fernando

    ***
    Gosto também muito de Hitch’ [igual ao Alexandre Macedo] e tive a mesma epifania gerada por/com Psicose. [mas isso foibem antes de ti…, bem antes, rksksksksksks….]

    E olhe que foi no escuro do cinema e em tela bem grande!

    ***

    Depois entramos em contato por e-mail e você fica sabendo…

    abrx

    namastê

    mrl-x

  78. mrl-x

    Fernando,

    primeiramente um abraço.

    Se você acha que foi muito linkado vc ainda não viu nada.

    Dê uma olhada aqui [acabei de linkar seu texto sobre Almas Perversas]:

    Comunidade ‘Film Noir – Brasil’:
    http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=1660283

    Comunidade ‘Wim Wenders’:
    http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=9306301

    http://www.orkut.com.br/CommMsgs?cmm=9306301&tid=5432469365514141728&kw=Nando&na=3&nid=9306301-5432469365514141728-0&nst=39

  79. mrl-x

    Comunidade ‘Antonioni’:
    http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=23514

    Tópico:
    FILME – O MISTÉRIO DE OBERWALD [1980]
    … O MISTÉRIO DE OBERWALD

    http://www.orkut.com.br/CommMsgs?cmm=23514&tid=5504140567114252320&kw=fernando

    Tópico:
    FILME – BLOW UP [1966]

    … de Antonioni à obra de Hitchcock’ Por Fernando Mendonça
    http://www.orkut.com.br/CommMsgs?cmm=23514&tid=5425140935831420960&kw=fernando

  80. mrl-x

    ***
    Gosto também muito de Hitch’ [igual ao Alexandre Macedo] e tive a mesma epifania gerada por/com Psicose. [mas isso foibem antes de ti…, bem antes, rksksksksksks….]

    E olhe que foi no escuro do cinema e em tela bem grande!

    ***

    Depois entramos em contato por e-mail e você fica sabendo…

    abrx

    namastê

  81. Que mistério isso ……… :P pelo menos re-agitou meus tópicos preferidos do Multiplot

  82. essa frase é a mais reveladora do enigma:

    “Se você acha que foi muito linkado vc ainda não viu nada.”

  83. mrl-x

    O Outro Lado da Noite – Film Noir
    Autor: A. C. Gomes de Mattos

    A seguir, a lista dos 151 filmes comentados pelo autor, para consulta:

    1940 – Homem de Olhos Esbugalhados, O – Stranger on the Third Floor

    1941 – Herança de Ódio – Among the Living
    1941 – Quem Matou Vicki? – I Wake Up Screaming
    1941 – Relíquia Macabra – Maltese Falcon, The
    1941 – Último Refúgio, O – High Sierra

    1942 – Alma Torturada – This Gun for Hire
    1942 – Capitulou Sorrindo – Glass Key, The
    1942 – Vida contra Vida – Street of Chance

    1944 – Até a Vista, Querida – Murder, My Sweet
    1944 – Dama Fantasma, A – Phantom Lady
    1944 – Estranha Aventura – When Strangers Marry
    1944 – Laura – Laura
    1944 – Pacto de Sangue – Double Indemnity
    1944 – Retrato de Mulher, Um – Woman in the Window, The

    1945 – Acossado – Cornered
    1945 – Alma em Suplício – Mildred Pierce
    1945 – Almas Perversas – Scarlet Street
    1945 – Anjo ou Demônio? – Fallen Angel
    1945 – Curva do Destino – Detour

    1946 – À Beira do Abismo – Big Sleep, The
    1946 – Angústia – Locket, The
    1946 – Anjo Diabólico – Black Angel
    1946 – Assassinos, Os – Killers, The
    1946 – Aventura na Noite, Uma – Somewhere in the Night
    1946 – Dália Azul, A – Blue Dahlia, The
    1946 – Dama no Lago, A – Lady in the Lake
    1946 – Delírio – Suspense
    1946 – Destino Bate à Sua Porta, O – Postman Always Rings Twice, The
    1946 – Envolto nas Sombras – Dark Corner
    1946 – Gilda – Gilda
    1946 – Morte ao Amanhecer – Deadline at Dawn
    1946 – Museu de Horrores – Crack-Up
    1946 – Noturno – Nocturne
    1946 – Senda do Temor, A – Chase, The
    1946 – Tempo não Apaga, O – Strange Love of Martha Ivers
    1946 – Transviado – Night Editor
    1947 – Aventura Arriscada, Uma – Web, The
    1947 – Beco das Almas Perdidas, O – Nightmare Alley

    1947 – Beijo da Morte, O – Kiss of Death
    1947 – Brutalidade – Brute Force
    1947 – Chantagem – Fall Guy
    1947 – Confissão – Dead Reckoning
    1947 – Dama de Shangai, A – Lady from Shanghai, The
    1947 – Dama, Valete e Rei – Johnny O’Clock
    1947 – Desesperado – Desperate
    1947 – Do Lodo Brotou uma Flor – Ride the Pink Horse
    1947 – Fuga do Passado – Out of the Past
    1947 – Gângster, O – Gangster, The
    1947 – Justiceiro, O – Boomerang!
    1947 – Moeda Falsa – T-Men
    1947 – Moeda Trágica, A – Brasher Doubloon, The
    1947 – Morte Misteriosa, A – Devil Thumbs a Ride
    1947 – Muro de Trevas – High Wall
    1947 – Nascido para Matar – Born to Kill
    1947 – Prisioneiro do Passado – Dark Passage
    1947 – Railroaded – Railroaded!
    1947 – Rancor – Crossfire
    1947 – Rosto no Espelho, Um – Fear in the Night
    1947 – Rua das Almas Perdidas, A – They Won’t Believe Me
    1947 – Sem Sombra de Suspeita – Unsuspected, The
    1947 – Sentença, A – Nora Prentiss

    1948 – Acusada – Accused, The
    1948 – Álbum Misterioso, O – Argyle Secrets, The
    1948 – Ao Cair da Noite – Moonrise
    1948 – Caminho da Tentação, O – Pitfall, The
    1948 – Cicatriz, A – Hollow Triumph
    1948 – Cidade Nua – Naked City, The
    1948 – Demônio da Noite – He Walked by Night
    1948 – Entre Dois Fogos – Raw Deal
    1948 – Força do Mal, A – Force of Evil
    1948 – Noite Tem Mil Olhos, A – Night Has a Thousand Eyes
    1948 – Relógio Verde, O – Big Clock, The
    1948 – Rua Sem Nome, A – Street With No Name, The
    1948 – Sublime Devoção – Call Northside 777
    1948 – Vida Marcada, Uma – Cry of the City

    1948 – Behind Locked Doors
    1949 – Afrontando a Morte – Crooked Way, The
    1949 – Alma em Sombras – Clay Pigeon, The
    1949 – Amarga Esperança – They Live by Night

    1949 – Ato de Violência – Act of Violence
    1949 – Baixeza – Criss Cross
    1949 – Caminhos sem Fim – Chicago Deadline
    1949 – Czar Negro, O – Undercover Man, The
    1949 – Estrangulador Misterioso, O – Follow Me Quietly
    1949 – Fúria Sanguinária – White Heat
    1949 – Homem contra o Perigo – Threat, The
    1949 – Lágrimas Tardias – Too Late for Tears (aka Killer Bait)
    1949 – Mercado de Ladrões – Thieves’ Highway
    1949 – Mercado Humano – Border Incident
    1949 – Mortalmente Perigosa – Gun Crazy/Deadly Is the Female
    1949 – Na Teia do Destino – Reckless Moment, The
    1949 – Ninguém Crê em Mim – Window, The
    1949 – Numa Noite Sombria – Manhandled
    1949 – Pecado sem Mácula – Side Street
    1949 – Tensão – Tension

    1950 – Alguém Deixou Este Mundo – Backfire
    1950 – Amanhã que Não Virá, O – Kiss Tomorrow Goodbye
    1950 – Cidade Apavorada – Killer that Stalked New York, The
    1950 – Cidade Negra – Dark City
    1950 – Com as Horas Contadas – D.O.A.
    1950 – Confissão de Thelma, A – File on Thelma Jordon, The
    1950 – Império do Terror – Armored Car Robbery
    1950 – Justiça Injusta – Try and Get Me
    1950 – No Silêncio da Noite – In a Lonely Place
    1950 – Noite de 23 de Maio, A – Mystery Street
    1950 – Nuvens de Tempestade – Woman on Pier 13 / I Married a Communist
    1950 – Pânico nas Ruas – Panic in the Streets
    1950 – Passos na Noite – Where the Sidewalk Ends
    1950 – Patrulha da Morte, A – Between Midnight and Dawn
    1950 – Quando a Noite Desce – Sleeping City, The
    1950 – Rastro Sangrento – Union Station
    1950 – Segredo das Jóias, O – Asphalt Jungle, The
    1950 – Sindicato do Crime – 711 Ocean Drive
    1950 – Sombras do Mal – Night and the City
    1950 – Trágico Destino – Where Danger Lives
    1950 – Destination Murder

    1951 – Cinzas que Queimam – On Dangerous Ground
    1951 – Cúmplice das Sombras – Prowler, The
    1951 – Estrada dos Homens sem Lei – Racket, The
    1951 – Homem Desconhecido, O – Unknown Man, The
    1951 – Pacto Sinistro – Strangers on a Train
    1951 – Perseguido, O – Roadblock

    1952 – Escândalo – Scandal Sheet
    1952 – Quatro Desconhecidos, Os – Kansas City Confidential
    1952 – Rumo ao Inferno/Trilhos Sinistros – Narrow Margin, The

    1953 – Alma em Pânico – Angel Face
    1953 – Anjo do Mal – Pickup on South Street
    1953 – Cidade que Não Dorme, A – City that Never Sleeps, The
    1953 – Corruptos, Os – Big Heat, The
    1953 – Gardênia Azul, A – Blue Gardenia, The
    1953 – Morte Ronda o Cais, A – 99 River Street
    1953 – Mundo Odeia-me, O – Hitch-Hiker, The
    1953 – Sombras da Loucura – Vicki

    1954 – Caçado como Fera – Shield for Murder
    1954 – Desejo Humano – Human Desire
    1954 – Dinheiro Maldito – Private Hell 36
    1954 – Morte Espera no 322, A – Pushover

    1955 – Império do Crime, O – Big Combo, The
    1955 – Morte num Beijo, A – Kiss Me Deadly
    1955 – Morte Passou por Perto, A – Killer’s Kiss
    1955 – Morto Desaparecido, O – Murder is My Beat

    1956 – Grande Golpe, O – Killing, The
    1956 – Maleta Fatídica, A – Nightfall
    1956 – No Silêncio de uma Cidade – While the City Sleeps
    1956 – Pesadelo – Nightmare
    1956 – Poder do Ódio, O – Slightly Scarlet
    1956 – Suplício de uma Alma – Beyond a Reasonable Doubt

    1957 – Homem Errado, O – Wrong Man, The
    1957 – Salteadores de Estradas – Plunder Road

    1958 – Marca da Maldade, A – Touch of Evil

    1959 – Homens em Fúria – Odds Against Tomorrow

  84. mrl-x

    Pedido:

    Daria para colocar aqui [nos ‘comentários’], o[s] link[s] de acesso para download dos filmes que tem no ‘MAKINGoff’:

    [ http://www.makingoff.org/forum/index.php ]

    já que a grande maioria dos leitores deste Blog não tem acesso ao mesmo?

    ***

    Na listagem do ‘MAKINGOFF’ constam os seguintes filmes
    [retirado da listagem total de 8.931 filmes que existem hoje no acervo do site]:
    http://indice.makingoff.org/

    [número cadastrado no Makkingoff – titulo – diretor – país – categoria – ano – duração]:

    2473 Almas Perversas Fritz Lang EUA Film Noir 1945 103
    3918 Seu Último Refúgio Raoul Walsh EUA Film Noir 1941 100
    5628 Alma Torturada Frank Tuttle EUA Film-Noir 1942 80
    5520 Um retrato de mulher Fritz Lang EUA Film-Noir 1944 99
    924 Relíquia Macabra John Huston USA Film-Noir 1941 101
    3928 Anjo do Mal Samuel Fuller EUA Film-Noir 1953 80
    1618 Laura Otto Preminger USA Film-Noir 1944 88
    7472 Jornada Do Pavor Norman Fostermore EUA Film-Noir / Drama 1943 68
    3644 Brutalidade Jules Dassin EUA Film-Noir / Drama 1947 98
    3593 A Ladra Otto Preminger EUA Film-Noir | Drama 1949 98
    8594 Relíquia Macabra John Huston EUA Noir 1941 101
    3030 Os Assassinos Robert Siodmak EUA Noir 1946 103
    8569 Terrível Suspeita Robert Wise EUA Noir 1951 93
    7164 The Dark Mirror Robert Siodmak EUA Noir 1946 85
    8593 O Cais Da Maldição Don Siegel EUA Noir 1949 71
    8544 Pecado Sem Mácula Anthony Mann EUA Noir 1950 83
    8633 Do Lodo Brotou Uma Flor Robert Montgomery EUA Noir 1947 101
    8785 A Dama Fantasma Robert Siodmak EUA Noir 1944 87
    8650 Trágico Álibi Joseph H. Lewis EUA Noir 1945 65
    8852 Alma Em Suplício Michael Curtiz EUA Noir 1945 111
    8590 Macau Josef von Sternberg, See more » EUA Noir 1952 81
    8605 O Beijo Da Morte Henry Hathaway EUA Noir 1947 98
    2527 No Silêncio Da Noite Nicholas Ray EUA Noir 1950 94
    8655 Impacto Arthur Lubin EUA Noir 1949 111
    8627 Com As Horas Contadas Rudolph Maté EUA Noir 1950 83
    8699 Acossado Edward Dmytryk EUA Noir 1945 102
    8312 Cidade Negra William Dieterle EUA Noir / Drama / Policial 1950 98
    7265 Envolto Nas Sombras Henry Hathaway EUA Noir / Policial 1946 99
    7275 Moeda Falsa Anthony Mann EUA Noir / Policial 1947 92
    8567 Nascido Para Matar Robert Wise EUA Noir / Policial 1947 92
    5803 A Marca Da Maldade Orson Welles EUA Noir / Suspense 1958 95
    8661 Precipícios D’alma David Miller EUA Noir / Suspense 1952 110
    7724 O Homem Que Quis Matar Fritz Lang EUA Noir / Suspense / Drama 1941 105
    7265 Envolto Nas Sombras Henry Hathaway EUA Noir / Policial 1946 99
    7275 Moeda Falsa Anthony Mann EUA Noir / Policial 1947 92
    8567 Nascido Para Matar Robert Wise EUA Noir / Policial 1947 92
    6220 O Terceiro Homem Carol Reed Inglaterra Policial / Suspense / Noir 1949 104
    8614 Punhos De Campeão Robert Wise EUA Noir / Drama 1949 72
    7216 Na Teia Do Destino Max Ophüls EUA Noir / Drama 1949 82
    8680 A Casa Da Rua 92 Henry Hathaway EUA Noir / Drama 1945 88
    7224 Até A Vista, Querida Edward Dmytryk EUA Noir / Drama 1944 95
    8740 Férias De Natal Robert Siodmak EUA Noir / Drama 1944 93
    6288 Pânico Nas Ruas Elia Kazan EUA Policial / Film Noir 1950 96
    6287 Sombras Do Mal Jules Dassin Inglaterra Policial / Film Noir 1950 101
    8658 Rua Sem Nome William Keighley EUA Policial / Noir 1948 91
    7027 Quem Matou Vicky? H. Bruce Humberstone EUA Policial / Noir 1941 82
    8673 O Demônio Da Noite Alfred L. Werker, See more » EUA Policial / Noir 1948 79
    8529 Uma Vida Marcada Robert Siodmak EUA Policial / Noir 1948 95
    6220 O Terceiro Homem Carol Reed Inglaterra Policial / Suspense / Noir 1949 104
    7344 O Outro Homem Carol Reed Inglaterra Suspense / Noir 1953 100
    7150 Mortalmente Perigosa Joseph H. Lewis EUA Suspense / Noir 1950 86
    8140 Prisioneiro Do Passado Delmer Daves EUA Suspense / Noir 1947 106
    8810 Mercado Humano Anthony Mann EUA Suspense / Noir 1949 94

    mrl-x

Deixe uma resposta

