ESPECIAL Anthony Mann

Finalmente, depois de pouco mais de um mês desde o anúncio da reabertura do Multiplot! e tudo mais, o Especial Atnhony Mann está aberto. Como expliquei no tópico lá no fórum, serão 33 textos (pelo menos, até o momento) sobre esse que é dos caras mais subestimados/raramente lembrados do cinema. Porque pouco se fala sobre Anthony Mann (principalmente fora desse eixo-westerns-com-James-Stewart). Rola uma urgência de diálogo pela desproporção na relação necessidade de se falar sobre / tudo que já se falou sobre. Em termos de internet em português, o material disponível sobre Anthony Mann, e que fuja dos dois 3 ou 4 filmes mais populares, é muito raro (o que foi – basicamente – pretexto pra dedicarmos um especial ao cara).

Anthony Mann é o cineasta americano clássico, por excelência, pra vir ilustrando verbete. Toda a classe e a habilidade pra narrar histórias dentro de um único plano, o domínio absoluto do ritmo e a inventividade pra compôr quadros e movimentos e lidar com a câmera como se tivesse nascido com ela no lugar de um braço, resumem por vezes em uma única cena os principais propósitos e valores que se deve perseguir no cinema. Poucos entenderam como Mann que a sétima é – acima de todas – a arte da comunicação, a arte de expressar, de falar através da imagem, e é por isso que a gente entende que há tempos ele reivindica um lugar de mais destaque, dono de um cinema que deve ser visto, lido e comentado com urgência – pra usar a palavra de novo – pela galera que ou viu apenas meia-dúzia, ou não viu nada ainda, ou mesmo por quem viu a maior parte e ficou sem ter com quem repartir.

No mais é isso, os textos vão ser postados em ordem cronológica. O link pra página do especial (com o índice e um textinho que é o mesmo que esse aqui porque fiquei com preguiça de escrever algo diferente) vai ficar fixo aqui à direita, e claro, tudo pode ser acompanhado de perto pelo tópico lá no fórum.

Abril é mês de Anthony Mann no Multiplot!. o/

6 Comentários

Arquivado em cinema

6 Respostas para “ESPECIAL Anthony Mann

  1. Maicon

    O banner ficou SHOW! Parabéns a equipe!

  2. Ranieri Brandão

    Chegou o dia. Esse especial será do caramba!

  3. Viva! Iniciativa louvável. Todos devemos divulgar da melhor forma possível.

  4. Mateus Barros

    Não vi nenhum filme do Anthony Mann, mas é um projeto bem interessante. Acho melhor eu começar pelos westerns com o James Stewart.

    E a propósito, esses textos contém algum spoiler?

  5. Daniel Dalpizzolo

    Eventualmente irão conter, é impossível falar sobre mais de 30 filmes sem soltar spoilers.

  6. Graciele

    Encontrei esse blog porque estava procurando alguma informação sobre STRANGERS IN THE NIGHT que vi hj no telecine cult. Que descoberta bacana! Tô aqui devorando os textos. Parabéns pelo excelente trabalho. O pessoal que comenta por aqui tb é fera. :)

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s