Screenshots! – Olhos Diabólicos (La Ragazza Che Sapeva Troppo – Mario Bava, 1963)

por Luis Henrique Boaventura

Muito se falou de Olhos Diabólicos nessa recente redescoberta de Mario Bava após legendas em pt-br finalmente terem caído na internet. No entanto, diante do delírio de cores em Seis Mulheres Para o Assassino, do surto narrativo em Banho de Sangue e mesmo da opressão atmosférica de Operazione Paura, Olhos Diabólicos costuma ser um tanto subestimado. E é compreensível, as pessoas erram a mão na expectativa e se decepcionam por não encontrarem outro maravilhoso show de malabarismo com luzes, sangue e uma câmera que vira brinquedo de criança nas mãos do italiano.

Mas Olhos Diabólicos é único, perdido numa lacuna entre dois gêneros que sempre estiveram ligados, mas que nunca se encontraram: o noir e o giallo.

Isto abaixo é uma cena de, sei lá, uns 15 ou 20 segundos. Uma moça caminha para casa, sozinha, no meio da noite. O que parecia ser um plano comum converte-se em subjetivo assim que duas mãos saem de dentro da câmera e acendem um cigarro. Um homem surge, cobre a tela por um momento, e pára no centro no plano. Um casaco, um chapéu, cigarro e fumaça. A cena corta e estamos dentro da casa, onde a mulher se vê sozinha, no escuro, com medo, e sem saber o que a cerca do lado de fora.

3 Comentários

Arquivado em Comentários, screenshots

3 Respostas para “Screenshots! – Olhos Diabólicos (La Ragazza Che Sapeva Troppo – Mario Bava, 1963)

  1. Ranieri Brandão

    Engraçado, Luis. Tô pra rever esse amanhã à noite…

  2. Mas que beleza hein? Se eu quisesse canalizar meu ócio pra algo útil, acho que revia todos esses Bavas.

  3. Não vi este filme ainda. Mas existem pequeníssimo intervalos de tempo – como você disse, 20 segundos mais ou menos – que são tão perfeitos que fazem nossos corações baterem mais devagar e forte!

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s