Pequenas Mortes (Small Deaths – Lynne Ramsay, 1996)

O curta-metragem de estréia da escocesa Lynne Ramsay – seu trabalho de conclusão de curso e vencedor do Prêmio do Júri em Cannes – delineia, em pouco mais de 10 minutos, três momentos marcantes e marcados por uma vida que se descobre vermelha, e que na descoberta, goza um sentir funéreo que lhe convence a validade do viver.

Os breves episódios do filme, microcosmos de uma memória que se sugere autobiográfica, concentram-se em sentimentos vividos pela menina-moça durante situações que habitualmente poderiam ser tidas como traumáticas: uma breve e muito sutil discussão entre os pais, a visão de uma vaca apedrejada até a morte por alguns meninos, a piada imbecil de uma amiga que finge sofrer de overdose. Em todos eles, uma fotografia que marca a imagem em vermelho, como se a película-memória da garota fosse tocada por uma brasa, não tanto de dor, mas de vida. Pois apesar do quase-trauma possível em cada cena, o que sobressai é a certeza do sentimento, da emoção que aceita a limitação do estar no mundo e de como esse ‘estar’ pode ser sensibilizado por uma imagem que poetize a dor.
__________________________

Demorei pra decidir sobre o quê eu iria falar em minha estréia por aqui. Nascimento e Vida foram os temas que povoaram minha cabeça durante a semana, até que percebi ser a Morte o melhor começo, uma ‘pequena morte’, como no cinema de Ramsay.

Obrigado pela abertura do espaço, pela confiança e camaradagem. Muito obrigado por me deixarem morrer mais um pouco.

Fernando Mendonça

1 comentário

Arquivado em Comentários

Uma resposta para “Pequenas Mortes (Small Deaths – Lynne Ramsay, 1996)

  1. Álvaro Renan

    Olá, Fernando! Parabéns por sua estréia! É bom compartilhar de suas impressões, já que sua percepção para o cinema é muito aguçada e capta bem a mensagem dos filmes. Parabéns mesmo!

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s