Sinais (Signs – M. Night Shyamalan, 2002)

Um cara que consegue se aproveitar de uma invasão alienígena para fazer um filme sobre a manifestação da fé, sobre a constatação de que há algo por trás disso tudo, tem que ser, ao menos, levado em consideração, com alguma atenção. Hoje, é meu filme preferido do Shy. Mas, estranhamente, sempre fico com essa sensação, ao rever qualquer um de seus filmes (excluindo aí, A Vila e A Dama Na Água). Aquela constatação final, do personagem do Gibson, assim como sua conversa com o irmão, na metade do filme (“estamos sozinhos”), enchem meus olhos de lágrimas e arrepiam os pêlos dos meus braços, sensação genuína e cada vez mais escassa na contemplação do que quer que seja. O que surpreende são aqueles que preferem se preocupar com o aspecto do E.T digital, ou na inteligência do bicho, em invadir um planeta cheio de água (pelos motivos que os que já viram o filme sabem bem porque). Esse sim é do tempo em que o Shyamalan não era superestimado à toa.

Não que eu considere Fim Dos Tempos ruim, muito longe disso, o considero um dos melhores dele, Fim dos Tempos é uma retomada, porque para mim a carreira do Shy chegou a seu ápice com Sinais, aí ele enlouqueceu com as três primeiras obras, todas primas (dane-se, para mim os três primeiros são obras-primas) e fez dois filmes para mostrar aos outros o quanto ele era foda, da forma mais forçada possível, e sem obter sucesso na tentativa, claro. Só então caiu na real, e saiu Fim dos Tempos, sua quarta obra-prima. E que venham mais duas, até ele pirar novamente.

4/4

Rodrigo Jordão

ou: Sinais (M. Night Shyamalan, 2002) – Luis Henrique Boaventura – 4/4

3 Comentários

Arquivado em Comentários

3 Respostas para “Sinais (Signs – M. Night Shyamalan, 2002)

  1. eu tb chamaria sinais de obra-prima. ele é sem dúvida meu filme preferido do cara.

    além da obvia discussão sobre ter fé ou não, que é excelente, o que me marca é a capacidade do shyamalan de criar inúmeras cenas de um suspense quase que insuportável.

    não me canso de rever..

    Abraços!

  2. Wallace

    Continuo achando os Ets burros pra cara…

  3. Concordo com vc, Rodrigo,
    quando elogia os três primeiros filmes do Shyamalan. Contudo, não creio que ele tenha “enlouquecido”. Gosto muitíssimo de A Vila e A Dama na Água, e acho que ele perdeu completamente a mão em Fim dos Tempos. Ao invés de criar um suspense sofisticado, ele faz um filme que não tem nada a dizer e com cenas desnecessariamente violentas. Essa apelação me faz achar que ele chegou a um certo esgotamento de seu cinema, após 5 obras primas.

    Só o tempo dirá se estamos certos

Deixe um comentário

