Simonal – Ninguém Sabe o Duro que Dei (Claudio Manoel / Calvito Leal / Micael Langer, 2009)

A ditadura é uma época que muitas pessoas (especialmente as mais velhas) não gostam muito de recordar. Cavucar nessa época bastante obscura da história brasileira é motivo de ânsia de vômito para muitos. Muitos militantes e artistas foram perseguidos, torturados, e, os que tiveram mais sorte, foram exilados. Mas alguns, por conta do radicalismo da época, somado ao racismo (que, apesar da maioria não admitir, ainda é fortíssimo nesse país), e a ingenuidade de alguns, acabaram sofrendo uma pena ainda maior. Wilson Simonal foi, talvez, o que mais sofreu essa pena.

Aqueles que acompanham a carreira meteórica do cantor não têm a menor dúvida de que ele foi um dos grandes da música popular brasileira. E, ao ver esse documentário, tive duas constatações: a primeira, que, realmente, ele, naquela época, era tão famoso que Roberto Carlos, o que não é pouco; e, segundo, nas palavras do Tony Tornado, que participa do documentário:” Um negão com Três Mercedes incomoda muito.”.

O grande acerto desse documentário (que, apesar de interessante, se mostrava simples, linear e esquemático até) está já no final do filme, quando aquele que, segundo conta a história, foi o catalisou de toda a queda vertiginosa do cantor, o seu ex-contador que, segundo conta a história, teria dado um desfalque nas contas dele, dá a sua versão dos fatos. Além de, naquele momento, fugir do esquema “documentário chapa-branca”, onde o homenageado é apenas exaltado, ainda permite a um consenso geral: de que Wilson Simonal pagou caro demais pela sua ingenuidade, pela sua irresponsabilidade. Sem dúvida nenhuma era uma história que precisava ser contada e resgatada.

Quem diria que um Casseta (Cláudio Manoel, um dos integrantes do grupo humorístico, é um dos diretores) conseguiria fazer um documentário de tal importância?

3/4

Adney Silva

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Comentários

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s