Versus! – Alfred Hitchcock vs Brian De Palma

Novidade no MP! [/#394]. Estamos abrindo dois novos quadros para revezarem as quartas-feiras com os Screenshots e os Tops!. Vamos primeiramente testar idéias, ver se rola, e esperar o feedback de vocês. Um dos novos quadros é o de Grandes Personagens, onde um dos redatores do MP! fica de escrever um artigo sobre o personagem cinematográfico que lhe der na telha. O outro é precisamente o tema deste post: o Versus.

Brincadeira antiga e muito popular em fóruns de internet, o Versus coloca dois filmes, personalidades, elementos ou qualquer coisa que se queira, frente a frente, para que seja decidido qual é o melhor. É claro, não há nenhuma pretensão de precisão matemática e nada tão sério e tal, é só um passa-tempo, mas é lógico que o espaço aqui nos comentários vai estar aberto caso queiramos nos degladiar até a morte.

Rola da seguinte maneira: Os redatores dão os seus votos, as suas justificativas/comentários (caso queiram), e fica a parcial da equipe do Multiplot!. No entanto, queremos a sua ajuda, e você vai poder votar até as 19:59 de sexta-feira, sendo postado então o resultado final entre a combinação de votos da equipe e dos leitores. Tudo certo? Então vamos à bagaça!

Alfred Hitchcock vs Brian De Palma

Luis Henrique Boaventura – De Palma

De Palma, o homem nasceu com a câmera como parte do corpo.

Adney Silva – Hitchcock

O meu voto vai para o Hitch, fácil. Muitos podem até dizer que o DePalma amlagamou várias características não só do Hitch, mas de vários outros diretores, com isso, adquirindo mais bagagem cinematográfica, enfim, podem utilizar qualquer argumento. Para mim, o argumento a favor de Hitch consegue ser mais forte e significativo que todos: ele foi um dos poucos diretores que podem se orgulhar de passar uma década inteira de plena liberdade criativa, juntamente com aceitação de crítica e público. Por isso, o meu voto é para ele.

Daniel Dalpizzolo – De Palma

Eu sinceramente não saberia comparar Hitchcock a De Palma porque o que um faz não tem nada a ver com o que o outro faz e yada yada yada (a não ser o fato de serem filmes e estarem inseridos em um suposto mesmo gênero). hmm. Mas se é só pra escolher um sem critério algum fico com De Palma, claro, seria hipócrita escolher qualquer outro diretor em disputa com ele.

E Silva, até onde sei Hitchcock nunca foi muito bem visto pela crítica antes de Truffaut.

Djonata Ramos – De Palma

Fico com De Palma sem pestanejar, gosto muito do Hitch, criação de tensão, suspense, filmes classudos etc, mas o De Palma além disso tudo aí que o Hitch fazia, é também, um baita de um filho da puta. o Hitch jamais faria um filme tão sexy como Femme Fatale, por exemplo. :B

Thiago Duarte – De Palma

De Palma. Porque ninguém brinca com esse negócio chamado câmera tão bem quanto ele. É do tipo que amarraria a câmera no próprio pau pra conseguir explorar por todos os ângulos o cu do Hitch.

Rodrigo Jordão – Hitchcock

Lembro de Femme Fatalle e Scarface, dos filmes do De Palma. E são filmes muito bons. Mas os dois juntos não chegam nem perto de nenhum outro que eu já tenha visto do Hitch (e já foram uns 6, acho). Meu voto vai pro velho barrigudo.

Marcelo Dillenburg – Hitchcock

Hitch

E quem precisa se justificar é quem vota no outro.

Pedro Kerr – De Palma

É um caso de ‘mestre x aprendiz’, por assim dizer. O mestre traz os ensinamentos, o aprendiz pega e coloca as putarias que gosta, e molda a seu feitio. Pode estragar, pode melhorar. Meu voto é do De Palma.

PARCIAL da Equipe:
Brian De Palma 5 x 3 Alfred Hitchcock

RESULTADO FINAL

Anúncios

59 Comentários

Arquivado em cinema

59 Respostas para “Versus! – Alfred Hitchcock vs Brian De Palma

  1. Vinícius Laurindo

    Muito boa idéia. Muito. Ótimas as justificativas do Luís e do Thiago, mas o Marcelo matou a pau com a dele. Quase me convenceu a votar no Hitch. Mas eu serei a bichinha da vez a ficar com o empate. Talvez com mais tempo pra pensar, quem sabe.

  2. Gosto de ambos, mas sem a menor dúvida: Hitch.

    É um dos meus realizadores preferidos. Hitchcock tem mais de 50 filmes na sua filmografia e pelo menos 15 são de extrema qualidade (quantos realizadores podem dizer o mesmo? Talvez nem um). Para além disso de todos os filmes que vi dele ainda não houve um que não gostasse.

    PS: Gostei da dica do Marcelo Dillenburg. :p

  3. djonata ramos

    go go De Palma!

  4. Luis Henrique Boaventura

    Justificativa do Thiago. o/

    E Vinny, vê se deixa de ser viadinho. :B

  5. djonata ramos

    pessoas, pra facilitar na contagem, deixem o voto no primeiro plano, e justifiquem abaixo. exemplo:

    – DE PALMA

    bla bla bla

  6. Bat, sem fazer lobby, ok? hehehehe…

  7. Caio

    Hitch, pelo simples fato de eu não conseguir ver nenhuma obra-prima no currículo do De Palma (quase lá: O Pagamento Final).

    E quem precisa se justificar é quem vota no outro. [2]

  8. césar

    – Brian De Palma.

    De Palma: Femme Fatale, Um Tiro na Noite, O Pagamento Final, Scarface, Vestida Para Matar, Redacted, Olhos de Serpente, Carrie.

    Hitch: Vertigo, Janela Indiscreta, Psycho. The Birds, Intriga Internacional, O Homem Errado.

    9×6 Para o De Palma em termos de Obras-Prima.

  9. césar

    Sem contar que até o pior filme do de Palma (Missão Marte) tem ótimas cenas isoladas, ao contrário do Hitch (pirncipalmente a fase inglesa) que possui filmes extremamente sem sal, chatos mesmo. Já dormi em alguns Hitchs mais antigos, De Palma algum que me causou sono ou cansaço, sempre tem algo interessante de se ver. Valeu!

  10. Luis Henrique Boaventura

    *Adicionando o voto do Pedro Kerr (atrasadão, o maldito), passando a parcial da equipe pra 5 x 3 pro De Palma. Somando com os votos do Caio, do César e do Nothingman fica, por enquanto:

    De Palma 6 x 5 Hitchcock

  11. Cesar esqueceu de Obsession e Dublê de Corpo nas ops de De Palma.

  12. kevin

    O cara que mais sabe mexer uma camera, se chama Dario Argento. De Palma é o segundo.

  13. Luis Henrique Boaventura

    O tema do versus é outro, mas não tenho como me abster (até por que é inevitável que isto gere comentários): Kevin está correto.

  14. Murilo

    HITCHCOCK

    Embora o de Palma seja genial, o Hitch merece meu voto por ter produzido OPs incríveis como Janela Indiscreta, Psicose e O Homem Errado. Isso sem falar em O Ringue, filme pouco visto pelo qual tenho um carinho especial

  15. Thiago Duarte

    o Kevin e Luis não sabem nada.

  16. Jail

    Voto no Hitch.

    “E quem precisa se justificar é quem vota no outro.” [/Marcelo]

  17. Leonardo Cruz

    Esqueceu de “Os Intocáveis” obra-primaça…

  18. kevin

    Pra saber que Argento é o rei das cameras, basta ver Opera.

    Acho que DePalma chega mais perto das minhas preferencias cinematograficas, apesar do Hitch se aproximar bastante. Acho que o cinema do DePalma se assemelha ao de Hitchcock mais pela trama e pelas citações, porque fora isso, enquanto Hitchcock chega de forma discreta, De Palma chega arrombando.

  19. djonata ramos

    fuck yeah, kevin.

    e sobre os intocáveis, é um baita filme, mas dos que vi, um dos menos foda.

  20. kevin

    Carrie/Body Double
    Blow Out
    Casualties of War
    Obsession
    O Pagamento Final
    Vestida para Matar
    Sindrome de Cain
    Redacted
    Sisters

  21. Luis Henrique Boaventura

    Os Intocáveis é tri fodão também mas é que rola aquela divisão entre os filmes que são ‘só’ do caralho e as obras-primas absolutas.

    E é isso aí que o Kevin disse, tipo, todos admiramos a classe e a sutileza do gordo e tal, a importância inegável no contexto histórico do cinema e que, sem ele, a obra do próprio Brian seria diferente, mas seguir por estes critérios, pra mim, é complicar algo demasiado simples.

    Cena por cena, estilo por estilo, câmera por câmera, De Palma é muito mais estuprador.

    E sobre Argento, pega-se:
    a). seqüência da morte das lésbicas em Tenebre.
    b). primeiros 15 minutos de Suspiria.
    c). Profondo Rosso de cabo a rabo.

    Não tem coisa igual no mundo.

  22. hahaha! muito boa a “justificativa” do Marcelo Dillenburg.

    sou herege. só vi dois filmes do de palma. melhor eu não votar…

  23. Vinícius Laurindo

    HITCHCOCK.

    Porque existe Vertigo, um dos filmes da minha vida, e Janela Indiscreta, que sintetiza o Cinema. E não precisa de mais nada.

    De Palma é monstro com câmera e fez tantos filmes animais quanto podia, mas o Hitch definitivamente não foi apenas mais um.

  24. bernardo brum

    Hitchcock

    ainda existe dúvida? De Palma não faria algo tipo Janela Indiscreta nem se vendesse a alma para o diabo. :P

  25. Thiago Duarte

    Tem pelo menos uns 5 melhores.

  26. Thiago Duarte

    E olha que Janela é realmente o melhor do Hitch.

  27. Thiago Duarte

    E votos do Bernardo não deveriam ser contabilizados. :B

  28. Vinícius Laurindo

    Vertigo é o melhor do Hitch.

  29. Vinícius Laurindo

    E de todos os tempos, talvez.

  30. djonata ramos

    O César disse praticamente tudo ali em cima em comparar obras-prima, discordo de alguns e etc, mas o número é praticamente aquele ali mesmo.

  31. césar

    Vertigo e Rear Window são talvez melhores que os melhores do De Palma (talvez) mas no compto geral, o Brian fez muito mais filmes surtantes. um é mais elegante, o outro estuprador como disseram ali em cima. é o caso em que o pupilo aprende o essencial e usa sua personalidade pra otimizar o que aprendeu. e a justificativa do Marcelo apesar de divertida, não faz sentido algum, além de ter virado muleta pra quem não sabe justifcar sua preferência.

  32. césar

    ah, e gostei muito do blog, prometo voltar. abraços

  33. Bom, não podemos esquecer que muito da sutileza do Hitch teve que ser adotada em virtude do Código Hays que vigorava na década de 50 (e um pouco na de 60, se eu não me engano).

    Sem falar que sou fã muito mais das sutilezas do que das cenas mais “escrachadas”.

  34. E Thiago, você só falou isso do Bernardo porque ele não votou no DePalma. XD

  35. Luis Henrique Boaventura

    Caramba, virada do Hitch. Com os votos do Murilo, Jail, Kevin, Vinícius e Bernardo, a parcial fica:

    De Palma 7 x 9 Hitchcock

    E caras, vou recuar um pouco o limite do prazo final pras 19:59, já que hoje à noite é postada a primeira prova do Cinegame, e quero fazer um post separado para postar o resultado do Versus sem que uma coisa atrapalhe a outra. ok?

    Prazo final: 19:59

    E galera do De Palma, chamem a mãe pra votar também pô, 9 x 7 é inaceitável. :B

  36. Rodrigo Jordão

    Caramba, esqueci de Carrie. Filmaço mesmo.

    Mas prefiro mesmo o Hitch e, seguindo a onda, quem precisa se justificar é quem vota no outro. [zaber]

  37. MARCOS

    DE PALMA

    Adney, não confunda técnica com ser “escrachado”. Tudo bem preferir o Hitch, são grandes cineastas, mas não me fala uma bobagem dessa.

  38. Kevin

    Vertigo é o melhor do Hitch [2], e um dos melhores filmes já feitos.

    Ta no meu top 10, que tem mais de 30filmes.

  39. bernardo brum

    o Thiago só falou isso porque ele ainda não se conformou que o Hitchcock é melhor [/provocação gratuita]

    falando no De Palma, hoje eu fui nas Americanas comprar Os Intocáveis, que eu havia escondido entre os dvds infantis ontem, só que algum fidamãe comprou.

    bastardo. :(

  40. Bernardo

    HAHAHAHAHA

    Eis que eu volto e vejo que tem gente querendo se passar por mim. hahaha Pior que vcs até acreditaram… hehehe

    E eu prefiro Psicose a Janela Indiscreta, embora considere ambos obras-primas. E prefiro De Palma a Hitchcock.

  41. djonata ramos

    o ber, quem sabe é só um outro bernardo? por que diabos alguem tentaria se passar por você? hahaha

  42. bernardo brum

    exatamente, eu sou outro bernardo.
    e que prefere Hitchcock, fica a dica.

  43. djonata ramos

    usem nome e sobrenome, por favor aheuhehahaue

  44. Luis Henrique Boaventura

    Hehe, os e-mails são diferentes.

    Empatou então, 9 x 9.

    E apesar de todo o requinte de Vertigo e Janela, eu sou doido por Disque M, dos filmes mais deliciosos que existem.

  45. MARCOS, “escrachado” foi uma maneira de dizer, é que me faltou a palavra naquele momento (tanto é que coloquei aspas). O que eu quis dizer é prefiro que um diretor seja mais sutil no que ele queira dizer, e que, no caso do Hitch, o fato de ter existido o Código Hays na época fez com que ele seguisse essa linha.

  46. bernardo brum

    pronto,
    mas agora se ele tiver o mesmo sobrenome que eu vai ser brabo. D:

  47. Thiago Duarte

    Puta merda, dois Bernardo. :B

    Mas de qualquer forma, eliminem o voto do que escolheu o Hitch, parece ser pior que o original.

    :B

  48. Caio

    De Palma tá ganhando esse negócio mesmo? Não dá pra acreditar…

  49. Luis Henrique Boaventura

    Não, está empatado, e terminar empatado é broxante. Faltam só 2 horas.

  50. Rodrigo Jordão

    Ihhh empatou?

  51. Luis Henrique Boaventura

    É, empatou.

  52. Ai, cheguei atrasado! Mas mesmo assim vou dar meu parecer. meu voto vai para o velho balofo. Hitch. Sera que ninguém enxerga o óbvio? Ele é um dos poucos “narradores genuinamente cinematográficos”. Talvez por ter começado no cinema mudo… ou talvez por puro talento, porra! gosto dos pastiches do DePalma. Mas é o velho Alfred que domina!

  53. bernardo brum

    háhá, empatei.

    “é o velho Alfred que domina”, o Paulo Cesar Texeira falou tudo.

  54. Luis Henrique Boaventura

    Ainda bem que o Paulo chegou atrasado, hehe

  55. Vinícius Laurindo

    Apesar de meu voto ter sido para o Hitch, tenho que concordar com o “ainda bem mesmo”. É claro que é mais justo o empate, oras! Haha.

  56. Prefiro Hitchcock. que é o melhor diretor que já existiu, perfeccionista, grande ilusionista e um mestre na manipulação de platéias.
    Meu top 3 do diretor é:

    1- Psicose.
    2- Os Pássaros.
    3- Janela Indiscreta.

    Brian de Palma:
    Ótimo diretor, ousado e criativo:

    Top 3:
    1- Missão Impossível.
    2- Carrie A Estranha.
    3- Vestida para Matar.

    Obs. é uma pena que é muito dificil encontrar os filmes desses grandes diretores na minha cidade, que é do interior do Paraná. Mas quem sabe um dia a gente chega lá!!!

  57. luan correia

    como assim, empate? a parcial da equipe foi clara: 5×3 pro italianissimo dE Palma, cuziuna

  58. M

    Hitchcock, pela quantidade de op’s.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s