Era Uma Vez… (Breno Silveira, 2008)

A história é manjada. Dé (Thiago Martins) é um jovem da favela do Cantagalo que trabalha em uma barraca na Vieira Souto. Nina (Vitória Frate) é uma menina que vive em um prédio em frente à barraca. E o melodrama vai se desenvolvendo, seja de maneira Romeu e Julieta, ou parecida. O fato de não ficar novelesco para uma produção desse porte (realmente, é bem feito à niveis globais) já é uma surpresa. Talvez não seja novidade pra ninguém ver um filme que retrate a favela com pessoas que não necessariamente sejam envolvidas com o tráfico e a violência, que sejam trabalhadoras e etc. Mas o cuidado com que Silveira (que também dirigiu Dois Filhos de Francisco) produz e conta essa história acaba cativando em alguns momentos.

Os clichês nem chegam a ser tããão problema assim (os dois tem família problemática que é parecida, o dilema em conviver com o irmão que virou chefão do tráfico, pais inseguros, amigas inconseqüentes subindo o morro, preconceito de maneira chavão), a questão é que dificilmente o filme consegue sair do ‘mais do mesmo’. Mas quando consegue tomar o rumo do título, em rever as histórias que começam em ‘era uma vez’, em ser apenas um melodrama bem feitinho acaba sendo feliz. Mesmo com alguns delírios que as vezes lembram até os famigerados Crash e Babel.

2/4

Pedro Kerr

Anúncios

3 Comentários

Arquivado em Comentários

3 Respostas para “Era Uma Vez… (Breno Silveira, 2008)

  1. Glaucia Guimarães

    Já assisti aos longas: “Dois filhos de Francisco” e “Era uma vez”. E achei bastante interessante a visão do diretor Breno Silveira ao retratar todas as cenas e situações em ambas produções.
    Gostaria muito de poder entrar em contato com o diretor (nem que fosse por e-mail) para poder conversar com ele sobre alguns temas. Sei que ele já está envolvido em outros projetos e é uma pessoa séria e muito ocupada, mas gostaria muito de poder entrar em contato com ele. Por favor… que alguém me ajude a conseguir fazer esse contato direto. Obrigada!

  2. Bom dia meu nome é leonardo santos e eu assistir aos “dois filhos de francisco” e “era uma vez”. Gostaria muito de poder ter um contato como minha nobre colega acima propos com o Breno Silveira, porque o filme
    “Era uma vez” mexeu por demais comigo e acho que poderia ser criado um segundo longa matragem desse filme começando de onde acabou o 1º, porque o final do final do filme na verdade não foi um final, mais entende-se que a mais coisas a acontecerem na vida dos personagens. Gostaria muito de ver “Era uma vez 2”. Obrigado pela atenção e aguardo o contato.
    Leonardo Santos.
    Leonardosantos_al@hotmail.com

  3. Bom dia meu nome é leonardo santos e eu assistir aos “dois filhos de francisco” e “era uma vez”. Gostaria muito de poder ter um contato como minha nobre colega acima propos com o Breno Silveira, porque o filme
    “Era uma vez” mexeu por demais comigo e acho que poderia ser criado um segundo longa matragem desse filme começando de onde acabou o 1º, porque o final do filme na verdade não foi um final, mais entende-se que há mais coisas a acontecerem na vida dos personagens. Gostaria muito de ver “Era uma vez 2″. Obrigado pela atenção e aguardo o contato.
    Leonardo Santos.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s