Especial Indiana Jones

Existe um sentimento que poucos conseguem explicar (eu não sou um desses poucos) e que nos conecta indefinidamente a coisas ‘velhas’. Nenhum dos caras da equipe do Multiplot! viveu os anos 30, a ameaça iminente da 2ª Guerra, o fim de uma era em busca do espetáculo puro e simples que se via no cinema (King Kong), enfim… Somos todos crias do final dos anos 70, 80 e alguns do início dos 90. Mas mesmo assim, todos nutrimos especial apreço por um personagem deste momento da história: Indiana Jones. Seu jeito desapegado, sua canalhice e misoginia com a mulherada parecem posturas típicas dos anos 30, mas que encantaram toda uma geração dos anos 80 e 90, época em que a mulher já havia dado seu grito de independência; a humanidade não é mais inocente… época em que objetos como a Arca da Aliança são tidos como mito, mesmo com tantas informações de cunho histórico a seu respeito; época em que o cinema já não tinha muito a ver com o jeito antiquado do herói. E mesmo assim ele foi sucesso, transformado no ícone e símbolo definitivo dessa persona de ‘herói cinematográfico’.

Indiana Jones é velho, é a personificação de uma relíquia da Antiguidade cinematográfica (hoje ainda mais quem em 1981 quando seu primeiro filme chegou às telonas) e por isso mesmo, a chegada de seu novo filme demonstra mais do que nunca a reação da arte cinematográfica contra a “mecanização” de sua própria linguagem, de sua própria expressão…

Inspirados por esse paradoxo entre o ‘novo’ e o ‘velho’, os membros do Multiplot! se reuniram para relembrar os 3 filmes anteriores do herói que trouxe de volta à vida um estilo cinematográfico morto há décadas, envolto em uma embalagem para novos viewers, aqueles acostumados ao motion control ou ao bluescreen (ou aos bits e bytes e CGI de agora). De bônus, o Multiplot! também dá o seu pitaco no novo e controverso filme do herói que, para o bem e para o mal, escancara que aquilo que é velho e antiquado pode muito bem revelar os segredos mais profundos e tenebrosos do coração de qualquer cinéfilo.

Daniel Costa

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Comentários

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s