O Samurai (Jean-Pierre Melville, 1967)

É estranho como toda a frieza e disciplina e metodismo do personagem parecem ter sido transmitidos a todo o filme como que por contágio viral. Ele é inteiro impregnado de uma beleza pálida, com as cores desaparecendo morrentes em cada cena frente à predominância limpa e absoluta dos tons de cinza. É lindo. Como se a solidão inerente ao seu trabalho colocasse entre os olhos do Samurai e o mundo uma lente, e tudo que ele visse fosse metal, fosse limpo, ártico e sem vida. Como se a essência das coisas estivesse se perdendo diante dele numa linha de fumaça.

E o ambiente a sua volta é todo de um desenho mecânico. Tudo é retilíneo, anguloso, perfeito. Nada através do filme parece orgânico. Como o próprio Samurai.

Alain Delon transforma-se numa máquina. Gélido, com a face paralisada, e todos os seus atos e movimentos delineados de uma elegância e precisão quase robóticas. Nem é sangue, é óleo e fluido de bateria que ele limpa quando é baleado.

Daí que toda essa simetria plástica e mecanizada de Le Samouraï (o filme e o personagem, que nunca em nenhum outro momento no cinema foram tão a mesma coisa) se quebra e revela uma honra (tão banalizada por esses tempos) que só pode ser encontrada no mais humano dos seres. E é a coisa mais triste do mundo, pois em um segundo Melville provoca uma metamorfose que enlouquece o espectador, transformando um vilão ou apático ou mesmo repulsivo, num personagem apaixonante; o que por pena ocorre tarde demais, podendo recriar inclusive um certo remorso como efeito. Cruel e genial.

4/4

Luis Henrique Boaventura

Anúncios

2 Comentários

Arquivado em Comentários

2 Respostas para “O Samurai (Jean-Pierre Melville, 1967)

  1. Cara conseguiste resumir tudo!

    parabéns!

  2. DH

    um dos filmes mais lindos de todos.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s